Picos(PI), 25 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Reunião debate plano de segurança para as Eleições 2018 no Piauí

O Piauí é o estado em que mais municípios receberão tropas federais durante o pleito

18/09/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-000d38241b13343a7e.jpg (Foto: Lucas Marreiros/G1)
P40G-IMG-000d38241b13343a7e.jpg (Foto: Lucas Marreiros/G1)

O Tribunal Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião com representantes das forças policiais que atuarão no Plano de Segurança das Eleições Gerais de 2018. O Piauí é o estado em que mais municípios receberão tropas federais durante o pleito.

De acordo com o TRE, o plano de segurança é formado por 4. 496 policiais federais, civis e militares. O órgão determinou o envio de tropas para 114 municípios e deve analisar nos próximos dias mais 24 pedidos de municípios piauienses pertencentes à 5ª, 11ª, 13ª, 14ª, 40ª, 57ª e 83ª Zonas Eleitorais.

A definição do quantitativo das tropas é de competência do Ministério da Defesa. Dentro do plano está prevista a atuação da Polícia Militar do Piauí na guarda das urnas eletrônicas de 46 cartórios eleitorais que não contam com vigilância armada.

"Essa reunião foi muito importante, inclusive feita a pedido do general do Exército. O Piauí é o estado com o maior número de municípios que terão a presença das forças federais. Fica a critério deles para saber o condigente para reforçar a segurança durante as eleições", afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI.

Participaram da reunião o comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, tenente-coronel Francisco Nixon, que falou sobre a atuação do exército durante o pleito. O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, membros da corte do TRE-PI e os juízes eleitorais do estado.

"Estamos na fase de planejamento, porque precisamos confirmar alguns dados, como o número de municípios. Estamos atualmente com 112 cidades e possibilidade de aumentar para mais 24. A partir daí, vamos confirmar as zonas eleitorais e locais de votação. Para em cima disso fazer o cálculo de quais tropas, o efetivo a ser empregado, a estrutura e equipamento, toda a logística nesse período de votação", informou o tenente-coronel Nixon.

 

Fonte: G1 PI

Facebook