Picos(PI), 25 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Detran de Picos registra baixa procura pela CNH Digital

Até o final de agosto 723 condutores do Piauí baixaram a versão

26/09/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-96133555e2db7904ed.jpg (Foto: Reprodução/ Internet)
P40G-IMG-96133555e2db7904ed.jpg (Foto: Reprodução/ Internet)

Lançada há quase um ano, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ainda não "pegou".  No Piauí, até o final de agosto, somente 723 condutores têm a CNH Digital.

De acordo com o coordenador do Detran de Picos, Lindon Johnson, os motoristas de Picos e região quase não têm procurado por informações sobre a CNH digital.

“Após baixar o aplicativo, o motorista precisa procurar o Detran para que possamos indicar os passos que devem ser seguidos. Na realidade nestes últimos meses quase ninguém procurou informações sobre a CNH digital”, explicou o coordenador.

O objetivo principal da CNH digital é permitir que o cidadão tenha a opção de comprovar, por meio do smartphone (Android ou iPhone), a sua habilitação para dirigir veículos (mesmo quando o dispositivo estiver sem acesso à internet). A versão eletrônica também pode ser usada para outros fins, como comprovar identidade nos embarques de voos domésticos.

Procedimento

O primeiro pré-requisito para obter a CNH digital é possuir uma CNH física com OCR. Estas CNH começaram a ser emitidas no final de abril de 2017. Caso o condutor não possua, poderá tirar uma segunda via ou, dependendo da validade, uma renovação.

O segundo passo é ter a informação do e-mail e do telefone celular que será usado para baixar a CNH digital informado à base nacional. Caso já possua uma CNH com OCR, o condutor deverá se dirigir a um posto do DETRAN e pedir para fazer uma atualização do endereço.

O procedimento é gratuito.

*Tabela Reprodurção Cidade Verde

 

Facebook