27/09/2018 - Jesika Mayara
O aumento dos casos de abuso sexual, em Picos, tem preocupado o Conselho Tutelar do município. De janeiro a junho 19 crianças forma vítimas do crime na cidade.
De acordo com o presidente do órgão, Raimundo Nonato, durante o mês de setembro pelo menos dois novos casos já foram registrados.
“O que mais nos entristece é que os abusadores são parentes. Os casos de abuso aumentaram demais, estamos sem saber até o que fazer. EM nosso trabalha explicamos a gravidade do fato, mas eles não acreditam e por muitas vezes a família acoberta”, explicou o presidente.
Outra questão de preocupa os conselheiros é a demora na punição dos abusadores.
“Em alguns casos os abusadores foram presos, em outros estão esperando o processo tramitar e ser julgado. Ainda existem aqueles que foram presos, mas tiveram liberdade provisória. Esta punição está demorando muito. A demanda de Picos é muito grande”, relatou Raimundo.
Em Picos, as principais vítimas de abuso são crianças e adolescentes, em sua maioria meninas.
Os agressores geralmente são pessoas próximas da família, e na maioria das vezes são parentes ou vizinhos. A família deve estar atenta ao comportamento de crianças e adolescentes, pois quem sofre abuso apresenta mudanças comportamentais.
“Eles não acarretam nenhum tipo de suspeita, são pessoas em que você confia. São padrastos, tios, padrinhos, vizinhos. Hoje os pais têm que ter mais atenção com os seus filhos, a criança que está sendo abusada dá sinais. É preciso estar atento e acreditar no que a criança diz”, concluiu o conselheiro.