05/04/2019 - Redação
Três pessoas morreram na noite desta quinta-feira (4) após uma lagoa de um clube desativado transbordar com a chuva, romper o muro do terreno e atingir casas no bairro Parque Rodoviário, Zona Sul de Teresina.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, os mortos são Maria das Graças Barcelar de Holanda, de 55 anos, uma criança de 4 anos e um homem, de idade e identidade não divulgadas ainda.
Maria e o marido, Manoel dos Reis Pires, estavam em casa quando o acidente aconteceu. “Isso nunca tinha acontecido por aqui. Nem alagava naquela região e quando foi ontem, aconteceu isso. Só quero saber onde está minha esposa e onde vai ser o velório e o enterro", disse Manoel dos Reis..
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 100 casas foram atingidas pela água e ao menos 40 pessoas ficaram feridas.
Atendimento médico
Os feridos foram levados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e para outras unidades de saúde da capital. De acordo com o secretário Samuel Silveira, alguns dos atingidos foram por conta própria para alguns hospitais de Teresina.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que 11 pessoas deram entrada na unidade de saúde pela noite e a maioria das pessoas tiveram ferimentos leves e já receberam alta médica. Duas pessoas permanecem no local: um homem de 58 anos e um menino de 4 anos.
Segundo o HUT, Edimilson Pereira Lima, de 58 anos, teve uma fratura no fêmur e traumatismo craniano considerado leve. Já um menino, de 4 anos, teve escoriações pelo corpo e permanece na unidade de saúde em observação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou uma base de atendimento no Hospital de Urgência para tentar desafogar a demanda no local, mas não informou quantas pessoas receberam atendimento.
Desabrigados
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) confirma que há desaparecidos e desabrigados, mas ainda não divulgou nenhum balanço oficial.
Segundo o órgão, desabrigados foram levados para a Igreja do bairro Morada Nova, também na Zona Sul da capital. O local serve como ponto de arrecadação de roupas e mantimentos.
A secretaria também informou que até o fim da manhã desta sexta-feira vai enviar kits de limpeza e cesta básica para os moradores que foram afetados.
Água represada
A água da enxurrada que atingiu as casas do bairro Parque Rodoviário ficava represada dentro do terreno de um clube desativado localizado próximo ao local. O clube fica em um terreno elevado, mais alto que as casas, o que contribuiu para a força da enxurrada que caiu sobre os moradores durante a noite de quinta.
Fonte: G1