17/05/2019 - Redação
“Museus como núcleos culturais: futuro das tradições”, é o tema da 17ª Semana Nacional de Museus. O museu Ozildo Albano, em Picos, preparou uma programação especial para a semana. Os eventos acontecerão nesta sexta e sábado, 17 e 18 de maio.
As atividades acontecerão no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus de Picos e n o museu.
De acordo a com a professora do curso de História da UFPI, Ana Paula Campeiro Castro, a exposição fotográfica retratará algumas tradições locais.
“As fotos retratarão tradições culturais, religiosas, o comércio, a feira, as festas populares. Buscado destacar o museu como esse centro de tradições, trazendo uma diversidade, para mostrar um pouco da cultura picoense, mostrando assim como ela é rica e diversa”, disse a professora.
As fotos são de vários fotógrafos, amadores e profissionais, entre eles o Sávio Magalhães, o Barão, fotos usadas no projeto do professor Rodrigo Gerolineto do IFPI, como também fotos do próprio acevo do museu. Algumas delas já foram expostas, mais grande parte das fotos são inéditas.
“A exposição estará aberta, seria muito bom que a comunidade pudesse participar para fortalecer a questão da tradição local. No caso das escolas para fazerem as visitas guiadas, elas devem ser marcadas com antecedência. Mais a da comunidade ele pode ser dentro dos horários de abertura do museu’, explicou Ana Paula.
Confira a programação completa:
Dia 17 de maio (sexta-feira)
19:00h- Abertura – Apresentações culturais com a CIA. De Dança Adimó e os repentistas Zé Tiago e Antônio Lisboa.
19:30h- Palestra: “Museus como núcleos culturais: futuro das tradições”, ministrada por Gracivaldo Albano, supervisora Estadual de Cultura Viva de Secretaria de Estado do Piauí
Local: Auditório Severo Maria Eulálio –UFPI – Campus Picos
Dia 18 de maio (sábado)
Das 8:00h ás 11:30h
Exposição fotográfica: “Picos, Mosaico de tradições”
Local: Museu Ozildo Albano