18/01/2020 - Redação
Escolas inspecionadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) chegam a ter 80 horas a menos na carga horária, prejudicando o aprendizado dos estudantes. Entre os colégios públicos vistoriados - um total de 36 colégios - 100% deles não cumpriam a jornada escolar mínima. A constatação causou surpresa, acendendo o sinal amarelo do Tribunal que fez um alerta para os municípios.
A lei determina que as escolas tenham no mínimo 800 horas letivas por ano em 200 dias.
O Cidadeverde.com teve acesso aos dados da auditoria que mostra que escolas cumprem apenas 720,80 horas letivas em 183 dias. Outras variantes chegam a 744 horas a 745,01 horas letivas.
O conselheiro Jaylson Campelo destacou que a direção das escolas argumentam vários fatores como falta de energia, de água, ausência de merenda escolar, greves, morte de munícipe, atividade pedagógica do professor e aplicação de provas.
"São eventos normais de acontecer, mas não pode é causar prejuízo do cumprimento da carga horária mínima. Isso não pode ser descontado no mínimo que o aluno tem direito. É um direito do aluno ficar em contato com o professor durante 240 minutos diário. Quando os eventos ocorrerem precisa haver reposição das aulas", disse o conselheiro do TCE.
Jaylson ressalta ainda que os especialistas em educação advertem que é essencial para os alunos o contato com o professor.
O conselheiro afirmou que a recomendação é para todos os municípios e os que descumprirema carga horária escolar irá responder administrativamente. A punição poderá ser ao secretário, o diretor, professor. "Isso é uma falta funcional grave".
O TCE em 2020 vai unir esforço na fiscalização da educação acompanhando de perto as escolas.
"O Tribunal vai ficar dentro das escolas. Verificando e buscando compreender porque determinados municípios há um resultado satisfatório, que são poucos, e porque outros têm resultados ruins, mesmo sendo cidades vizinhas".
Jayldo disse que amostra nas escolas é significativa e causou preocupação.
"Causou muita surpresa. Nós achamos que era algo trivial cumprir a carga horária mínima. A lei é de 1996, já houve tempo suficiente para que cada escola se adapta ao horário. É o mínimo".
Cidade Verde