27/07/2020 - João Paulo
Por João Paulo Leal – Da Redação
Em mais uma decisão unilateral, o prefeito de Picos e ex-vigário de São José Operário, José Walmir de Lima (PT), anunciou o seu rompimento com o pré-candidato a prefeito Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT). Além de romper e, por consequência, deixar de apoiar a pré-campanha do empresário Araujinho, o prefeito Walmir Lima também está ameaçando com a demissão os aliados ocupantes de cargos na Prefeitura que insistirem em permanecer ao lado do empresário.
Ao longo do dia de hoje, segunda-feira (27), o prefeito de Picos se reuniu a portas fechadas com vereadores e pré-candidatos a vereador dos partidos até então governistas, que são PT, MDB e PCdoB. Aos líderes, o prefeito tem sido taxativo: Ou abandonam a pré-campanha do empresário Araujinho ou perderão os cargos que indicaram na gestão municipal.
E para demonstrar de fato que usará mesmo a caneta para retaliar quem não cumprir suas ordens, o prefeito Wamir Lima exonerou hoje do cargo de secretária municipal de Assistência Social a enfermeira Glória Saunders Martins, que é mãe do presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor Saunders Martins (MDB).
A alguns veículos de imprensa, o prefeito Walmir Lima declarou que o rompimento se deu pelo fato dele não ter influência na escolha de nenhum dos nomes da chapa majoritária da aliança PT, MDB e PCdoB. Procurado pela reportagem do portal Picos 40 Graus, o empresário Araujinho disse que só iria se manifestar no momento oportuno. Contudo, ele declarou que até o momento do contato com a reportagem não havia sido comunicado oficialmente pelo prefeito sobre sua decisão de rompimento.
Um dirigente do MDB informou que o deputado estadual Severo Eulálio, presidente do Diretório Municipal, estará no município nesta terça-feira, dia 28, para uma reunião com seus correligionários. Já um experiente líder do PT picoense, que pediu omissão de seu nome, classificou de abrupta e inconsequente a decisão tomada pelo prefeito de Picos e que ao agir assim, Walmir Lima não estava rompendo politicamente só com Araujinho e o seu grupo político, mas também com o próprio governador do Estado, Wellington Dias.