Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Política

Câmara concede Cidadania Picoense ao secretário Rafael Fonteles

Honraria foi proposta pelo vereador Wellington Dantas e aprovada por unanimidade pelos parlamentares picoenses

05/09/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-a0fb9e651fa965c285.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-a0fb9e651fa965c285.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em solenidade realizada na noite de ontem, dia 04, no Plenário Pedro Barbosa da Silva, a Câmara Municipal de Picos homenageou com o Título de Cidadão Picoense o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Tajra Fonteles, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados. A honraria foi proposta pelo vereador Francisco Wellington Gonçalves Dantas (PT) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares picoenses em novembro de 2019. Confira Álbum!

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Hugo Victor Saunders Martins (MDB), com a presença em plenário dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa (PTB), Wellington Dantas (PT), Simão Carvalho Filho (PT), Evandro Lima de Moraes (MDB), José Rinaldo Cabral Filho (MDB), Valdívia Santos Martins (PT), José Luís de Carvalho (MDB), José Joaquim de Carvalho (Progressistas) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes (Progressistas). Também prestigiaram o ato solene os deputados estaduais Severo Eulálio (MDB), Pablo Santos (MDB), Nerinho (PTB) e Belê Medeiros (Progressistas), como também o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (sogro do homenageado), o vice-reitor da UESPI, Evandro Alberto, dentre outros.

Os vereadores Wellington Dantas (autor do decreto legislativo), Hugo Victor, Simão Carvalho (que subscreveram) e Zé Luís, destacaram o merecimento da honraria, ao enaltecer a figura do homenageado que, além de manter equilibradas as finanças do Estado, não tem medido esforços no que diz respeito à liberação de recursos para Picos. “Nós picoense nos sentimos honrados em saber que a partir de agora você (Rafael) faz parte de nossa família, pois já era picoense de coração e agora de direito e fato”, destacou Hugo Victor.

Rafael Fonteles afirmou que já se sentia mesmo picoense de coração, pois é casado com uma picoense, Isabel, filha de picoenses (casal Araujinho e Karlena) e agora como cidadão honorário se sente muito mais orgulhoso, porém sabedor das responsabilidades ainda maiores com a cidade. “Vou procurar honrar a cada dia (a homenagem), pois só tenho que agradecer aos meus irmãos de Picos que me abraçaram” – comentou.

BIOGRAFIA
Natural de Teresina, Rafael Fonteles é bacharel em Matemática, formado aos 19 anos pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA-RJ aos 21 anos. Premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente.

É consultor de investimentos registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Iniciou a carreira como professor de Matemática do Instituto Dom Barreto e depois do Mestrado passou a se dedicar à carreira empresarial. Fundador e sócio do Grupo Educacional CEV, da Econométrica Investimentos e da Incorporadora e Construtora RTF.

Rafael Fonteles assumiu o cargo de secretário de Estado da Fazenda do Piauí em janeiro de 2015, aos 29 anos, onde permanece até os dias atuais. Desde abril do ano passado ele também é presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ), tendo sido eleito por unanimidade pelos membros do colegiado.

Facebook