18/12/2019 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
Após quase um ano e meio da decisão de primeira instância que cassou os mandatos do prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT) e do vice-prefeito, Edilson Alves de Carvalho (PTB), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) resolveu pautar hoje, dia 18, o recurso de apelação apresentado pela defesa dos recorrentes.
Segundo a pauta divulgada no site oficial do TRE-PI, o Recurso Eleitoral N° 0601184-05.2018.6.18.0000 (PJE), com origem na 62ª Zona Eleitoral de Picos, será julgado no próximo dia 23 de janeiro de 2020, a partir das 8 horas da manhã, no plenário daquele tribunal. Defendem o prefeito de Picos e, por conseguinte, a procedência do recurso, os advogados Wildson de Almeida Oliveira Sousa e Marcus Vinícius Santos Spíndola Rodrigues. Já o vice-prefeito é defendido por Alexandre Veloso dos Passos.
Como recorridos figuram Gil Marques de Medeiros, Antônio Afonso Santos Guimarães e a coligação Pra Cuidar da Nossa Gente, formada pelos partidos PP, PRP, PPS, PROS, PV, PHS, PMB, REDE e PR, tendo como advogados Andreia de Araújo Silva, Antônio José de Carvalho Júnior, Mark Firmino Neiva Teixeira de Souza e Francisco Kleber Alves de Sousa.
Ainda no final do ano passado, o Ministério Público Eleitoral, convocado a se pronunciar no processo, apresentou parecer favorável à manutenção da sentença condenatória de primeira instância, pois o procurador eleitoral, Patrício Noé, observou por meio dos autos a existência da captação ilícita de sufrágio e de abuso do poder econômico por parte dos recorridos. O relator é o juiz eleitoral Thiago Mendes de Almeida Férrer, que ingressou na corte no início deste ano.