Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Em 2016, filho de Teori fez postagem enigmática pelo Facebook

Em: 19/01/2017
bce039f336f9f0ee9cdb0df54c42.jpg
Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro Teori / Foto: Facebook

O filho do ministro Teori Zavaski, Francisco Prehn Zavascki, postou uma mensagem enigmática em sua página no Facebook. A postagem foi em maio do ano passado e fazia menção aos movimentos em torno da Operação Lava Jato, no sentido de freá-la. A mensagem foi apagada pelo autor, mas foi recuperada e está repercutindo em vários veículos de comunicação do país. Eis a íntegra da mesma: “É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar...! Fica o recado!", escreveu Prehn Zavaski. O pai dele, Teori Zavaski, era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e morreu na tarde de hoje, quinta-feira (19), vítima de acidente aéreo no mar, nas proximidades de Paraty, litoral do Rio de Janeiro. O ministro também era o responsável no STF pelos processos da Lava Jato, principalmente os casos que envolviam autoridades com foro privilegiado. Zavaski planejava para os próximos dias iniciar os trabalhos de homologação da delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht, que envolve nomes importantes dos poderes Executivo e Legislativo na esfera federal, como também os principais partidos políticos do país.

Com filiação certa, Elmano Ferrer já participa de reuniões do PMDB

Em: 17/01/2017
bac761d89b6e3cfa06f57cdac3c8.jpg
Senador Elmano Ferrer / Foto: Moreira Mariz - Agência Senado

Embora sem data marcada, a filiação do senador Elmano Ferrer (PTB-PI), ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve ocorrer até o final deste mês. E para que o novo integrante possa se familiarizar melhor com a casa, o presidente regional do partido, deputado federal Marcelo Castro, fez questão de convidar Elmano para participar da primeira reunião da Executiva de 2017, que ocorreu na manhã de hoje, terça-feira (17), na sede do partido, em Teresina. A filiação do senador piauiense é muito estratégica para o PMDB nacional, é tanto que até o presidente Michel Temer participou das negociações. No início do mês de fevereiro acontece a eleição para a mesa diretora do Senado Federal e o cargo de presidente deve continuar nas mãos do partido, através do senador cearense Eunício de Oliveira. Além disso, com a bancada mais fortalecida com a filiação de Elmano Ferrer, o PMDB também deverá participar do comando das comissões permanentes mais importantes, como CCJ (Constituição e Justiça), CAE (Assuntos Econômicos) e CE (Educação), quer seja por meio da presidência ou na relatoria.

Presidência da Câmara: Heráclito desiste de candidatura em favor da reeleição de Rodrigo Maia

Em: 13/01/2017
3176cd8773fc3e98284c05a7c298.jpg
Rodrigo e Heráclito em Brasília / Foto: Antonio Carlos Mafalda

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) não levou adiante sua intenção de ser candidato a presidente da Câmara dos Deputados, cuja eleição vai acontecer no início de fevereiro, com o fim do recesso parlamentar. Além de desistir da disputa, o deputado piauiense já declarou seu voto para garantir a reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cuja candidatura ainda pairam dúvidas acerca da constitucionalidade, tendo em vista Maia ter sido eleito para um mandato tampão na presidência, sucedendo ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Por esse motivo, há entendimento que ele estaria impedido de ser candidato a um novo mandato de presidente na mesma legislatura. Contudo, Heráclito acredita que essa questão será facilmente superada e que o nome de Rodrigo Maia no momento é o mais forte entre os postulantes, exatamente por ter pacificado o plenário e garantido acordos para votação de matérias importantes. Fortes e Maia foram correligionários na Câmara, quando ambos integravam o antigo PFL e, posteriormente, o DEM, de onde Heráclito saiu para se filiar ao PSB. Para a eleição que se aproxima, além de Rodrigo Maia já se apresentaram como candidatos a presidente, os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e André Figueiredo (PDT-CE). Embora com uma das maiores bancadas na Câmara e principal partido de oposição ao Governo Temer, o PT não lançou candidato ao comando da Casa.

Com medo de ser hostilizado em aeroportos, Renan quer voltar para o Ministério da Justiça

Em: 10/01/2017
725c2cdc544326d2c0e8999aa690.jpg
Senador Renan Calheiros quer ministério no Governo Temer / Foto: Divulgação

O ainda presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está se movimentando para assumir um ministério no Governo de Michel Temer (PMDB). A informação é do jornalista Cláudio Humberto. No próximo mês ele deixará o comando do Senado e do Congresso Nacional, o que implica perder uma série de regalias, dentre elas o direito ao uso de avião da Força Aérea Brasileira, que os ministros também possuem. Sem jatinho oficial à disposição, Renan vai ter que encarar o povo nos aeroportos, correndo alto risco de ser hostilizado, tal como ocorre com outros políticos citados em esquema de corrupção. Também de acordo com Humberto, o nada modesto Renan Calheiros não quer ser ministro de “segunda linha” e já manifestou preferência pelo Ministério da Justiça, hoje ocupado pelo tucano Alexandre de Moraes, indicação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A pasta da Justiça já foi comandada por Renan no Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em maio de 1999, o próprio Renan, como ministro da Justiça, esteve aqui em Picos, juntamente com o então governador Mão Santa, para a inauguração da atual sede da Penitenciária José de Deus Barros, no bairro Altamira e da Casa do Albergado, no Centro. As obras foram conquistas do então secretário de Justiça, Themístocles Filho, amigo pessoal de Calheiros.

Vereadores definem membros das comissões permanentes da Câmara

Em: 06/01/2017
7152c1015bd739c0ccbfe212ab4f.jpg
João Paulo Leal

Em reunião realizada na sala da Presidência da Câmara Municipal de Picos, os vereadores definiram os ocupantes das nove comissões permanentes da Casa. A mais importante, que é a de Legislação, Justiça e Redação Final, será presidida pelo vereador Chaguinha, tendo como relator o vereador Carlos Luís. As demais ficaram com os seguintes presidentes: Afonsinho (Finanças e Orçamento), Carlos Luís (Urbanismo e Obras), Evandro Paturi (Educação, Cultura e Esporte), Simão Carvalho (Direitos Humanos), Irmão Zé Luís (Saúde, Saneamento e Meio Ambiente), Dedé Monteiro (Legislação Participativa), Rinaldinho Cabral (Ética e Decoro Parlamentar) e Afonsinho (Segurança Pública). Além do presidente e do relator, as comissões permanentes ainda contam com um membro, sendo que todos foram escolhidos obedecendo à representação partidária de suas respectivas bancadas.

Mesmo em recesso, presença de vereadores tem sido constante na Câmara de Picos

Em: 04/01/2017
a77cb97dd0bfea3028b90ab035b1.jpg
João Paulo Leal

O recesso parlamentar se estende até o início de fevereiro, no entanto, a presença de vereadores no Palácio Helvídio Nunes, sede do Poder Legislativo, tem sido constante desde a última segunda-feira, 02 de janeiro, principalmente daqueles que estão no primeiro mandato na condição de eleitos, como é o caso de Evandro Paturi (PT), Chaguinha (PTB), Dedé Monteiro, Afonso Júnior (PP), Dalva Mocó (PTB) e outros. A presença dos parlamentares na Câmara se dá pela mudança e adaptação dos gabinetes e o melhor conhecimento do processo legislativo. Contudo, pelo menos aqueles que integram a base aliada do prefeito Walmir Lima (PT), também aproveitam a proximidade da Câmara com o Palácio Coelho Rodrigues, para dar uma esticada até lá e, quem sabe, conquistar mais alguns nacos do bolo de cargos, além dos já conquistados. Os correligionários dos edis, sempre ávidos pela sombra do governo, também estão marcando presença, pois como diz o adágio: quem não é visto, não é lembrado.

Governador participa de velório em Santana e promete atender último pedido que Chico Borges lhe fez

Em: 02/01/2017
4f4b90f2fe07315cd5d5065cfd68.jpg
Wellington conversa com a prefeita Maria José, ao lado do caixão com o corpo de Chico Borges / Foto: Folha Atual

O governador Wellington Dias cancelou parte da agenda oficial de seu primeiro de dia de trabalho de 2017 e se deslocou até o município de Santana do Piauí para prestar as últimas homenagens ao prefeito Francisco Raimundo de Moura, o popular Chico Borges, que faleceu na manhã de ontem, dia 1º, vítima de acidente automobilístico. Em Santana, o governador participou do velório que ocorria na Câmara Municipal e destacou o pedido feito pelo prefeito eleito na última vez que se encontraram, que foi a recuperação da estrada que liga Picos a Santana do Piauí, exatamente a rodovia onde ele perdeu a vida. Wellington Dias prometeu que a obra será feita e agora também em homenagem a Chico Borges, que dedicou sua carreira política em prol do povo santanense, mas que infelizmente a mesma foi interrompida no auge, no trágico acidente. Acompanharam o governador do Estado até Santana do Piauí a primeira-dama do Estado e secretária de Educação, Rejane Dias; os secretários José Icemar Néri, o Nerinho, de Desenvolvimento Econômico; Daniel Oliveira, da Justiça; Mauro Eduardo Cardoso, da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Francisco Macêdo Neto, da Superintendência de Articulação Governamental. Também estiveram no município a deputada estadual Belê Medeiros e vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da grande região de Picos.

Hugo Victor viabiliza votos na oposição e garante mais dois anos na Presidência da Câmara de Picos

Em: 29/12/2016
b10adc184464cbb764b9e28e4903.jpg
Vereador Hugo Victor deve ser reeleito presidente no próximo domingo / Foto: Arquivo

As articulações dos últimos dias garantiram ao atual presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador reeleito Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), a permanência no comando daquela legislativa por mais dois anos. Ele conseguiu na bancada de oposição ao prefeito reeleito, padre José Walmir de Lima (PT), a declaração de apoio de cinco dos seis parlamentares, sendo eles: Rinaldinho Cabral (PP), Toinho de Chicá (PP), Valdívia Santos (PRP), Renato Ibiapino (PRP) e Dedé Monteiro (PPS). Com essas declarações de apoio e após uma conversa reservada com o prefeito padre Walmir, o também candidato a presidente da Câmara, José de Arimatéia Luz, o Maté (PSL), desistiu da disputa e passou a apoiar a candidatura de Hugo Victor. O terceiro nome apontado para o provável embate, vereador eleito, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), conversou já na manhã de hoje (29), por telefone, com o deputado Nerinho e pessoalmente com o vice-prefeito eleito, Edilson Carvalho e após essas conversas também decidiu não levar sua candidatura adiante. Além dele, os demais vereadores do PTB, Dalva Mocó e Irmão Zé Luís, devem apoiar a reeleição de Hugo Victor. Embora com a reeleição viabilizada, pois já contava com os votos de Wellington Dantas (PT), Evandro Paturi (PT) e Simão Carvalho (PSD), Hugo Victor ainda trabalha pelo consenso na eleição do próximo domingo, dia 1º de janeiro. Os vereadores eleitos Carlos Luís Nunes (PSDB) e Antônio Afonso Júnior (PP) ainda não declararam o voto e devem ser procurados pelo atual presidente nas próximas horas.

Facebook