Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Críticas do PT interrompem conversas de Wellington com o PMDB

Em: 10/11/2016
8bbdc38347d897079abf6cd7b43f.jpg
Reprodução

O que estava praticamente consolidado teve que ser interrompido. A aliança construída entre o governador Wellington Dias e as lideranças peemedebistas no Estado pode ser prejudicada e as conversas não tiveram o desfecho esperado, exatamente por conta de críticas de lideranças do PT, o partido do governador. Além de não quererem perder espaços na estrutura do Governo, os petistas também não confiam no antigo (novo) aliado. Enquanto Wellington trabalha no fortalecimento de sua base de apoio, visando garantir sua reeleição em 2018, seu próprio partido, na figura de líderes como a senadora Regina Sousa (presidente estadual) e o deputado federal Assis Carvalho, agem diferente, criticando publicamente os possíveis aliados do PMDB. Caso queira mesmo os peemedebistas em sua base, cabe agora ao governador enquadrar o seu partido e convencer seus correligionários que é melhor perder no momento os anéis do que os anéis e os dedos daqui a dois anos.

Severo Eulálio e Pablo Santos podem ser secretários de Wellington e Firmino

Em: 07/11/2016
be6531e7c8b81afb7103946f518a.jpg
Reprodução

Os deputados estaduais Severo Eulálio Neto e Pablo Dantas Santos, cujas principais bases eleitorais estão na região de Picos, podem assumir Secretarias nos governos de Wellington Dias (PT) e Firmino Filho (PSDB). O PMDB, partido dos dois deputados, acerta os últimos detalhes para ingressar de vez no Governo do Estado, incluindo no acordo a indicação de cargos no primeiro escalão do governador Wellington Dias e o nome de Severo Eulálio se destaca para ser indicado pela bancada do PMDB na Assembléia Legislativa. No plano municipal, em Teresina, o PMDB apoiou a candidatura à reeleição do prefeito Firmino Filho, indicando inclusive seu vice, o ex-reitor da UFPI, Luís Júnior. Mesmo já integrando a base do prefeito reeleito da capital, a participação do PMDB deverá ser ampliada no próximo mandato, a partir de 2017 e, nesse caso, o nome de Pablo Santos desponta para assumir alguma secretaria no Palácio da Cidade. Caso os dois se afastem da Assembléia, assumirão os suplentes da coligação, Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB).

Vereadores eleitos participam de sessão da Câmara para se inteirar do processo legislativo

Em: 04/11/2016
ee15322d9cfcf88ea41ca63ad74b.jpg
Dedé Monteiro e Afonsinho presentes na sessão da Câmara / Foto: João Paulo

A próxima legislatura da Câmara Municipal de Picos contará com seis novos vereadores, dos quais quatro nunca exerceram o mandato parlamentar. Passadas as eleições do último dia 02 de outubro, os novos edis picoenses já podem ser vistos circulando pelos corredores e gabinetes do Palácio Helvídio Nunes e pelas galerias do plenário Pedro Barbosa, durante as sessões, como foi o caso de Antônio Afonso Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP) e José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PPS), que na tarde de ontem, dia 03, prestigiaram a sessão daquela Casa, acompanhando mais de perto o andamento do processo legislativo. Ao contrário dos atuais, que trajavam seus ternos bem cortados (nem todos, é claro), os dois estavam, digamos, bem mais à vontade, usando bermudas e camisetas e calçados em confortáveis sandálias. Além deles, vão inaugurar seus mandatos em janeiro de 2017: Dalva Mocó (PTB), Chaguinha (PTB), Evandro Paturi (PT) e Carlos Luís Barros (PSDB).

Ciro Gomes quer atrair Wellington Dias e outros petistas do Nordeste para o seu PDT

Em: 03/11/2016
7347a13f4e90a0e57968c4283b28.jpg
Foto: Divulgação

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Ferreira Gomes (PDT) saiu fortalecido das urnas na eleição de segundo turno, que ocorreu no último domingo (30) e está animado para concorrer a Presidência da República em 2018. Enquanto seu aliado Roberto Cláudio (PDT) foi reeleito prefeito de Fortaleza (CE), o PT do ex-presidente Lula obteve o pior desempenho nas urnas desde quando chegou ao poder em 2003, o que pode comprometer os planos do petista de voltar a comandar o país. Contudo, o projeto de mais uma candidatura presidencial de Ciro Gomes passa pela atração de outros partidos e lideranças influentes, inclusive do PT. A imprensa nacional já especula que os governadores petistas do Nordeste, Camilo Santana, do Ceará; Rui Costa, da Bahia e Wellington Dias, do Piauí estão na mira de Ciro para ingressarem em seu partido, garantindo assim palanques bem estruturados politicamente nesses estados. Oficialmente nada foi tratado,nem mesmo nos bastidores, mas o certo é que esse tipo de especulação vai só se intensificar daqui pra frente.

 

Definição sobre participação do PMDB no Governo do Estado deve sair este mês

Em: 01/11/2016
3d2f58703f3341e24b8a8f410bbf.jpg
Welligton Dias e Marcelo Castro acertam participação do PMDB no Governo do Estado / Foto: Arquivo

Mesmo tendo disputado o Governo do Estado contra Wellington Dias (PT) em 2014, o PMDB está prestes a entrar de mala e cuia no governo do petista. Sem muitos prefeitos eleitos em cidades importantes do Estado, o PMDB restringe as decisões à sua bancada na Assembléia Legislativa, com a participação do deputado federal Marcelo Castro e do presidente nacional do SESI, João Henrique Sousa, respectivamente presidente e vice da Executiva Estadual. A participação do partido no Governo do Estado, inclusive indicando cargos no primeiro escalão, é majoritariamente aprovada pelos dirigentes da sigla, com a discordância apenas de João Henrique e da deputada estadual Juliana Falcão. Dentro do partido do governador também existem focos de resistência. Contudo, esses impasses deverão ser contornados e no decorrer deste mês o governador Wellington Dias terá sua base de apoio redesenhada, tendo além do PMDB a participação de partidos como o PTC e o PCdoB e ainda a permanência dos demais como o PTB e o PP.

Lula e Dilma não foram votar no segundo turno, informa jornal

Em: 30/10/2016
4aacabc6a18da492c0ec448fc8ca.jpg
Ernesto Rodrigues

De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo (Estadão), os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, não foram votar neste domingo, dia 30, no segundo turno das eleições municipais, em seus respectivos domicílios eleitorais: São Bernardo do Campo (SP) e Porto Alegre (RS). O fato do PT ter ficado fora da disputa nas duas cidades pode ser o motivo para eles não terem comparecido às urnas. Contudo, em comunicado oficial, Lula disse que não foi votar porque já tem mais de 70 anos e, portanto, seu voto é facultativo. Já Dilma Rousseff informou, também por meio de sua assessoria, que não votou porque foi visitar a mãe, que reside em Belo Horizonte (MG). Nas cidades que Lula e Dilma votam, os tucanos venceram as eleições deste segundo turno. Em São Bernardo do Campo o novo prefeito será Orlando Morando (PSDB), atual deputado estadual. Já a Prefeitura da capital gaúcha será comandada por Nelson Marchezan Júnior, deputado federal pelo PSDB do Rio Grande do Sul.

Do Piauí, apenas Assis Carvalho e Silas Freire votaram contra a PEC do limite de gastos

Em: 26/10/2016
e6f4f3bcdb66c28cfcc2d4f438a6.jpg
Luís Macêdo (Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (25), em segunda e última votação, a Proposta de Emenda à Constituição 241, que estabelece um limite para os gastos federais para os próximos 20 anos, corrigindo-os pela inflação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A PEC foi aprovada por 359 votos a 116 e agora segue para o Senado Federal, onde também deve ser votada em dois turnos. Na bancada piauiense na Câmara, apenas os deputados Assis Carvalho (PT) e Silas Freire (PR) votaram contra a PEC 241. Silas, por exemplo, não seguiu a orientação de seu partido. Votaram alinhados com a orientação de seus partidos e, consequentemente com o Governo, os deputados Átila Lira (PSB), Heráclito Fortes (PSB), Iracema Portela (PP), Júlio César (PSD), Maia Filho (PP), Marcelo Castro (PMDB), Paes Landim (PTB) e Rodrigo Martins (PSB).

Nerinho permanece no PTB mesmo sem João Vicente e Elmano Ferrer

Em: 23/10/2016
8d1fad182bd62a248959c3f60a4d.jpg
Bernardo Marçal/GP1

O ingresso do ex-senador João Vicente Claudino no PMDB é só uma questão de tempo e as especulações de que o senador Elmano Ferrer (PTB-PI) vai lhe acompanhar são bem consistentes, sobretudo depois que a direção nacional tirou de suas mãos o comando da sigla no Estado. No entanto, o deputado estadual José Icemar Néri, o Nerinho, não está disposto a seguir o mesmo destino. Atualmente ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Nerinho ainda não encontrou motivos para deixar o partido que se filiou há mais de 10 anos e pelo qual conquistou três de seus quatro mandatos de deputado estadual. Ele garante também que a decisão de permanecer no PTB não arranhou suas relações políticas com JVC ou Elmano.

Facebook