Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Ex-deputada Marilene Aguiar será vice de Verônica Maia em Itainópolis

Em: 24/07/2016
97be3ee833c21acdaaa3aa4b7d0d.jpg
Verônica Maia e Marilene Aguiar são pré-candidatas em Itainópolis / Foto: João Paulo

O último final de semana foi de definições na política itainopolense. A ex-primeira-dama e pré-candidata a prefeita, médica Verônica Batista Maia (PP) já definiu sua companheira na chapa majoritária que será homologada em convenção marcada para o próximo domingo, dia 31. Trata-se da ex-vereadora e ex-deputada estadual Marilene Aguiar (PHS). As duas mulheres, que disputarão a Prefeitura em outubro próximo, já demonstram entrosamento político andando juntas e mobilizando seus correligionários e simpatizantes na cidade e no interior. Ontem, dia 23, a sintonia também foi notada durante convenção na vizinha cidade de Vera Mendes, onde elas apoiam a chapa de oposição, encabeçada pela vice-prefeita Dorinha (PTB) e pelo vereador Noêmio Vera (PSB). Pelo visto as mulheres estão se destacando na política do vale do rio Itaim.

Partidos oposicionistas de Vera Mendes realizam convenção para oficializar candidaturas

Em: 23/07/2016
c02eafe7d4a2f7e39955cb6dbb07.jpg
Reprodução

Os partidos políticos do município de Vera Mendes, que fazem oposição ao prefeito Milton Oliveira (PR), vão realizar na tarde de hoje (23), a Convenção para oficializar os candidatos das chapas majoritária e proporcional, para a eleição deste ano. Formam a aliança os partidos PTB, PSB, PP e PT. O nome da atual vice-prefeita, Maria das Dores Veloso Abreu (PTB) será homologado como candidata a prefeita e o do vereador Noêmio Ciro da Vera, atual presidente da Câmara, como candidato a vice-prefeito. A Convenção vai acontecer a partir das 15 horas no Ginásio Poliesportivo e contará com a presença de várias lideranças do Estado que apóiam a coligação, como o deputado federal Mainha (PP-PI), o deputado estadual Nerinho (PTB), o ex-deputado Tadeu Maia (PSB), dentre outros.

 

Candidatos governistas serão homologados hoje em São José e Alagoinha, com o PSD encabeçando as chapas

Em: 22/07/2016
662d14810b39428f59e34aacc4b9.jpg
Candidaturas serão homologadas hoje em São José e Alagoinha / Foto: Reprodução

As alianças governistas dos municípios de São José do Piauí e Alagoinha do Piauí promovem hoje, sexta-feira, (22), suas convenções para homologação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. A particularidade comum das duas cidades é que as chapas majoritárias são encabeçadas pelo Partido Social Democrático (PSD). Em São José o candidato apoiado pelo prefeito Atiano Bezerra Borges é o ex-secretário de Saúde, João Bezerra Neto, o Netão Bezerra, que terá como vice o comerciante Adailzo Ferreira (PTB). Na cidade de Alagoinha o prefeito Pedro Otacílio de Sousa Moura apoia para a sua sucessão o nome do comerciante Zé Adão de Brito e como vice o vereador e presidente da Câmara, Janilson Neto (PP). Em São José a convenção acontecerá a partir das 19 horas, na Unidade Escolar Severo Eulálio e em Alagoinha, também a partir das 19 horas, será na Unidade Escolar Alencar Mota.

Regina Sousa vai discutir conjuntura política nacional durante visita a municípios da região

Em: 21/07/2016
08dcfb06f994a9cf27f390dfe28f.jpg
Senadora Regina Sousa / Foto: Divulgação

A assessoria da senadora Regina Sousa (PT-PI) informou à coluna que a parlamentar piauiense estará visitando alguns municípios da grande região de Picos a partir de hoje, sexta-feira (21), onde discutirá com a população local a conjuntura política que o país está vivendo. Ela percorrerá 12 municípios da região até o domingo, dia 24. O périplo se inicia por Jaicós, onde participará de atividade com jovens e casais da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, às 19h. Amanhã, dia 22, às 8h30, fará visita ao prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, e às 11h, fará palestra sobre a conjuntura atual em Monsenhor Hipólito, na residência do prefeito Timá. Em Santo Antonio de Lisboa, às 13h30, a senadora fará uma visita à ex-vereadora e militante do PT, Dona Bibia, às 15h50, falará sobre o momento político atual em Sussuapara, na residência do vereador e pré-candidato a vice-prefeito, Naerton Moura. No dia 23 pela manhã, vai participar de atividade da Juventude Socialista, no auditório da UFPI, em Picos. Em Dom Expedito Lopes, às 11h, São João da Varjota, às 14h, Ipiranga do Piauí, (16h40) e Inhuma (19h) a parlamentar se encontrará com dirigentes e militantes do PT. A reunião em Dom Expedito e São João da Varjota será na Câmara Municipal e em Ipiranga e Inhuma na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No domingo, Regina Sousa, que também é presidente estadual do PT, participará das convenções em Alagoinha do Piauí, às 9h, e em Francisco Santos, às 16h. Nos dois municípios o PT terá candidatos à prefeitura.

Convenções dias 29 e 30 vão homologar as candidaturas em São João da Canabrava

Em: 19/07/2016
c3d9a44fdcd4329609995747202e.jpg
Entrada principal de São João da Canabrava / Foto: Divulgação

Os partidos políticos com representação no município de São João da Canabrava, que vão participar da eleição deste ano apresentando candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, vão realizar suas convenções para homologação de nomes nos dias 29 e 30 deste mês. No dia 29, o grupo da oposição, representado pelos partidos PP, PSDB e PRTB, vai realizar sua convenção a partir das 17 horas no Diamante Clube. Na ocasião devem ser homologados os nomes do empresário Deusimar Lima, o Dedesa (PP), como candidato a prefeito e do suplente de vereador, Alípio Júnior, como candidato a vice-prefeito. No dia 30, será a vez do grupo da situação, liderado pelo prefeito Elson Silva (PMDB), realizar sua convenção a partir das 17 horas, na Quadra Poliesportiva. Além do PMDB, também integram a aliança governista o PSB e o PT e na oportunidade serão homologados os nomes da professora Mércia Abreu, candidata a prefeita e do vereador Edilberto Lima, o Leprinha, como candidato a vice.

Partidos políticos definem seus pré-candidatos majoritários em São Julião

Em: 15/07/2016
63976e821b5da623b0d7f91faa43.jpg
Elias Cipriano e Jonas Bezerra são pré-candidatos a prefeito em São Julião / Foto: Reprodução

Embora o município de São Julião passe por momento conturbado no aspecto administrativo, os partidos políticos com representação naquela cidade definiram, ao longo desta semana, os nomes que serão levados às convenções para disputarem o comando da Prefeitura na eleição de outubro próximo. Pela aliança governista, que reúne os partidos PT, PP, PSDB, PSD, DEM, PDT, PC do B, PMN e PRTB, o nome escolhido para encabeçar a chapa majoritária foi o do advogado e ex-vereador Elias Cipriano (PT), que terá como companheiro de chapa o vereador Renaldo Ramos Rodrigues, o Renaldinho (PP). Na oposição, deverão marchar unidos os partidos PSB, PPS, PMDB, PSC, PRTB e PV e o nome escolhido como pré-candidato a prefeito foi o do médico Jonas Bezerra de Alencar, que é irmão dos ex-prefeitos Otacílio e Carlos Alberto Bezerra, o Carlão. O enfermeiro Sodson Rocha (PPS), que compôs a chapa de Emídio Reis em 2012, foi escolhido novamente para compor a chapa majoritária como vice-prefeito.

Lula, Dilma e Cunha são os principais derrotados com vitória de Rodrigo Maia

Em: 14/07/2016
464f77cf4a16c53a58591082fbc2.jpg
Reprodução

Não necessariamente nesta ordem, mas os principais derrotados com a vitória do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Presidência da Câmara na madrugada de hoje, 14, foram o ex-presidente Lula, a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente daquela Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Hoje na oposição, o PT de Lula e Dilma, juntamente com outras siglas de esquerda, não conseguiram lançar um nome competitivo e optaram por apoiar o piauiense Marcelo Castro (PMDB-PI), na expectativa de que o ex-ministro da Saúde dividisse os votos no grupo aliado ao Planalto. No entanto, Castro nem foi para o segundo turno e teve só 70 votos. Acuados, alguns petistas e outros aliados resolveram votar em Rodrigo Maia, apoiado pelo PSDB, PPS, PSB e menos notáveis. Derrotado no segundo turno, Rogério Rosso (PSD-DF) embora ainda negue, tinha o apoio de Eduardo Cunha e do chamado Centrão, que reúne partidos que ajudaram a eleger Cunha em 2015. A derrota acachapante de seu candidato, com uma diferença de 115 votos, também é um claro recado ao ex-todo poderoso Eduardo Cunha de que sua cassação no plenário é só uma questão de tempo.

 

Mesmo com apoio de Lula e do PT, Marcelo fica fora da disputa pelo comando da Câmara

Em: 13/07/2016
3d9fbdccb118345297c3535f41c7.jpg
Reprodução

Pois é meus amigos, mesmo com sua candidatura abraçada por vários partidos de esquerda, dentre eles o PT e o PDT e contando ainda com o apoio nos bastidores do ex-presidente Lula, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) não conseguiu conquistar votos suficientes nem para enfrentar o segundo turno da eleição para escolha do novo presidente da Câmara, que terá um mandato tampão de pouco mais de seis meses. Na primeira votação, ocorrida na noite desta quarta feira (13), o deputado piauiense obteve 70 votos, ficando atrás de Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos e de Rogério Rosso (PSD-DF), com 106, que disputarão o segundo turno ao longo desta madrugada. O lançamento do nome de Marcelo Castro, embora pertencendo ao mesmo partido do presidente interino, Michel Temer, assustou a cúpula do Palácio do Planalto, que durante todo o dia de hoje mobilizou sua tropa de choque no Congresso, no sentindo de minar o avanço da candidatura do peemedebista.

 

Facebook