O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará telefone em seu gabinete presidencial que não permite grampos. O dispositivo, que “mistura vozes” e não permite que o que está sendo falado seja identificado, foi instalado no governo do ex-presidente Michel Temer. As varreduras da Polícia Federal já foram feitas em quadros, banheiros, móveis e em qualquer lugar que possa ter uma escuta. A inspeção continua sendo feita, mas nenhum grampo foi encontrado até o momento. Na reunião realizada hoje, sexta-feira (06), no Plácio do Planato com sua equipe ministerial, foi determinado aos participantes que entrassem na sala sem seus aparelhos de telefone celular. A mesma determinação foi dada aos próprios servidores palacianos que acompanharam o encontro. (Com informações da CNN Brasil)
O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou hoje, quinta-feira (05), que o Piauí está pleiteando indicações em cargos federais no Banco do Nordeste (BNB) e na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“O comando dado para a nossa equipe é que o Piauí seja o campeão em aproveitamento de programas federais. Rafael Fonteles destacou o alinhamento que o Governo do Estado tem com o presidente Lula (PT), como a nomeação do ministro Wellington Dias (PT) para o Desenvolvimento Social e avaliou o atual contexto como uma "oportunidade única" para o Piauí. (Com informações do Portal Cidade Verde)
Secretário de Governo, Marcelo Nolleto (Foto: Gelimar Moura)
Será realizada na tarde desta quinta-feira, dia 05, a solenidade de posse coletiva do novo secretariado do governador Rafael Fonteles (PT). A solenidade está marcada para às 17h30, no Centro de Convenções de Teresina. Durante a solenidade de transmissão do cargo do chefe do executivo do Estado, no domingo (1º), Rafael Fonteles já realizou a nomeação e empossou o novo secretário de Governo, Marcelo Nolleto. Ele afirmou que os novos secretários serão empossados amanhã e já na sexta-feira (06) será realizada reunião com a nova equipe. “A nomeação de secretários e alguns superintendentes e diretores já foi publicada. Na quinta-feira (05), será realizada uma solenidade de posse coletiva. Já na sexta (06), haverá uma reunião entre os novos secretários e governador”, explicou. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação)
O futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou ontem, domingo (01), que dará total apoio à gestão de Rafael Fonteles como governador do Piauí. Ele anunciou que uma das primeiras ações que irá adotar como ministro será uma busca ativa para identificar as pessoas que estão fora do Bolsa Família. “O momento é de esperança de um Brasil melhor, de pacificação, das condições de um país com planejamento. O compromisso do presidente é com o social e o econômico, garantir as condições para o povo que mais precisa”, disse. Wellington Dias também reafirmou que trabalhará com quatro eixos, entre eles tirar o Brasil do mapa da fome e organizar o Cadastro Único (CadÚnico). Wellington Dias (PT) também elogiou a escolha da ex-governadora Regina Sousa (PT) para comandar a Secretaria de Assistência Social na gestão de Rafael Fonteles. “Vamos ajudar integrando com o Estado e com os municípios. Me anima muito a escolha que o governador Rafael fez da Regina Sousa na Sasc. É um momento de esperança para trabalharmos integrados com o presidente Lula que também tomará posse”, disse. (Com informações do Portal Cidade Verde)
A indicação da deputada federal Rejane Dias (PT) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ficará para 2023. Com isso, a nomeação da nova conselheira ficará a cargo do governador diplomado Rafael Fonteles (PT). “O ofício chegou, mas não deu tempo. A Assembleia Legislativa entrou de recesso. Na semana que vem o governador encaminha. Vai seguir os trâmites normais, não deu tempo ser publicado e vai seguir para a Assembleia só na próxima semana. Agora quem irá encaminhar é o governador eleito Rafael Fonteles”, disse a governadora Regina Sousa. Ao ser questionado sobre a indicação de Rejane Dias, Rafael Fonteles apenas respondeu: “Eu não tratei sobre esse assunto, deixa eu assumir, se a governadora não encaminhou, vou ver o processo”, disse. No TCE são sete conselheiros, quatro escolhidos pela Assembleia Legislativa e três vagas indicadas pelo governador do Estado. Na escolha do poder executivo existe a vaga para conselheiro substituto, que é ocupado pelo conselheiro Abelardo Pio Vilanova, a privativa do Ministério Púbico de Contas, que é Waltânia Alvarega e a vaga de livre nomeação do governador que era exercida pelo conselheiro Olavo Rebelo, que pediu aposentadoria. Logo que assumir o Governo do Estado, Rafael Fonteles indicará um nome que será encaminhado a Assembleia Legislativa. Na Alepi, os deputados em votação secreta, no mínimo de 16 votos, precisam referendar a escolha do governador. O cargo de conselheiro do TCE é vitalício e tem salário mensal de R$ 39 mil. (Com informações do Cidade Verde)
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da Petrobras nesta sexta-feira (30). A previsão é de que o anúncio aconteça por volta das 10h. O provável indicado a presidente da estatal integrou o grupo técnico (GT) de Minas e Energia no gabinete de transição e já se posicionou contrário à privatização da empresa e à política de Preço de Paridade Internacional (PPI). “Quem define política de preço de qualquer coisa no país, se vai intervir ou não, se vai ser livre ou não, se vai ser internacional ou não, é o governo. O que a gente tem que desfazer de uma vez por todas é dizer que a Petrobras é quem define política de preços de combustível”, afirmou Jean Paul após uma das primeiras reuniões do GT, no fim de novembro. O parlamentar do Rio Grande do Norte foi relator de dois projetos de lei com o objetivo de intervir no preço dos combustíveis e que alteram a tributação do setor. As propostas estão paradas na Câmara dos Deputados. (Com informações da CNN Brasil)
Em conversas recentes com aliados, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não pretende usar colete à prova de balas no momento do desfile de posse, apesar de aconselhado pela equipe de segurança. De acordo com seus interlocutores, em tom bem humorado, Lula afirma que o terno que escolheu para usar no 1° de janeiro ficou “muito bem feito” e “sob medida” e que não caberia um colete. Durante a campanha presidencial, Lula também evitou usar a proteção contra ataques armados. Mas desde a localização de uma bomba nas imediações do Aeroporto de Brasília, a possibilidade de uso de colete e também de carro blindado tem sido analisada. Lula costuma lembrar que já percorreu o trajeto de posse presidencial em outras duas situações mas que, dessa vez, há muita preocupação com a segurança dele e também de seus apoiadores. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta semana que a decisão pelo uso de colete é muito pessoal. “Decisões vão no sentido de reforço das forças institucionais e outras decisões serão tomadas no dia pela equipe que coordena a segurança e pelo próprio presidente Lula”, disse. O tema segurança tem sido tratado em conversas com aliados, que estarão com o presidente eleito na cerimônia de posse, a exemplo de futuros ministros, governadores, deputados e senadores. (Com informações da CNN Brasil)
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebelo, de 68 anos, deu entrada ontem, terça-feira (27) no seu pedido de aposentadoria daquele tribunal. O próprio conselheiro confirmou a informação antecipada na sexta-feira (23). “Encaminhei há pouco meu requerimento de aposentadoria", disse Olavo a interlocutores na tarde de ontem. Ele se aposentará do tribunal para assumir chefia do Banco do Nordeste. Com o pedido de aposentadoria de Olavo, a governadora Regina Sousa deve indicar até sexta-feira (30) a deputada federal Rejane Dias para a vaga no TCE. Olavo Rebelo tem 68 anos. É bancário aposentado do Banco do Brasil e foi indicado ao TCE pelo então governador Wellington Dias, agora senador eleito e futuro ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O atual deputado federal Merlong Solano, que foi efetivado no mandato após o falecimento do então deputado Assis Carvalho, deve assumir novo mandato na Câmara dos Deputados com a renúncia de Rejane Dias, que foi reeleita este ano. (Com informações do jornalista Luiz Brandão - Piauí Hoje)