Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Campanha de Bolsonaro avalia plano para avançar sobre indecisos

Em: 26/09/2022
P40G-IMG-ead968a6340f4e12044.jpg
(Foto: Divulgação)
Na semana final para o primeiro turno, a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem avaliado um plano para tentar avançar sobre o eleitorado indeciso, que pode garantir uma disputa em segundo turno. A avaliação que tem sido feita por aliados do presidente é de que a fórmula composto por motociata com apoiadores, culto religioso e comício eleitoral já foi explorada à exaustão e não traz mais novos apoios. O ideal seria gerar uma notícia positiva que colocasse o presidente com mais destaque nos veículos de imprensa e dialogasse com o eleitorado tanto jovem como feminino. Por isso, em avaliação estão propostas que vão desde um encontro com artistas e cantores que apoiam a reeleição, sobretudo no mundo sertanejo, como a elaboração de um documento de compromisso com as instituições democráticas e com políticas de saúde. A campanha à reeleição também estuda propostas na área econômica para beneficiar os eleitores que ganham até dois salários mínimos, como novas reduções de tributos na cesta básica. (Com informações da CNN Brasil)

Ciro Nogueira deve permanecer no Piauí até a eleição

Em: 22/09/2022
P40G-IMG-215fa87ad78a36b5f03.jpg
(Foto: Divulgação)
Embora seja na prática o coordenador político do Governo Federal, o que exige presença constante em Brasília (DF), o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, deverá permanecer em solo piauiense até a eleição, que ocorrerá no próximo dia 02 de outubro. Ciro revelou essa possibilidade ontem (21) durante a entrega de dezenas de caminhões coletores e compactadores de lixo, com a presença de prefeitos do interior do Estado que foram contemplados com os veículos. O senador licenciado do Progressistas disse também que vai conversar com o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a questão, que tem como pano de fundo a campanha eleitoral no Piauí, já que Ciro é o principal entusiasta das candidaturas de Sílvio Mendes (União Barsil) ao Governo do Estado e de Joel Rodrigues (PP) ao Senado. Para a coordenação de campanha, a presença de Ciro nessa reta final pode impulsionar essas candidaturas.

Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano

Em: 21/09/2022
P40G-IMG-7b08f02a350e23f0101.jpg
(Foto: Ilustração)
A queda da inflação fez o Banco Central (BC) interromper o ciclo de alta dos juros após um ano e meio de reajustes seguidos. Por 7 votos a 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza votaram pela manutenção da taxa. Os diretores Fernanda Magalhães Rumenos Guardado e Renato Dias de Brito Gomes votaram pela elevação em 0,25 ponto. Em comunicado, o Copom informou que continuará a monitorar a economia e poderá voltar a subir a taxa Selic caso a inflação não caia como esperado. A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a primeira pausa nas elevações após 12 altas consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. (ABr)

Ciro Gomes critica voto útil defendido por Lula

Em: 16/09/2022
P40G-IMG-4dca8098751d89021f6.jpg
(Foto: Divulgação)
O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, passou o dia de ontem (15) em Recife (PE). Durante a manhã, o presidenciável deu entrevistas a programas de rádio locais e visitou o comitê de campanha local acompanhado da vice-prefeita, Isabella de Roldão, que concorre ao cargo de deputada federal nas próximas eleições. Ciro cumprimentou populares e discursou na Casa 12. “Só Deus e o povo brasileiro, no dia 2 de outubro, é que vai me dizer qual é a colheita da minha luta, do meu esforço”, disse o candidato. Durante a tarde, o candidato do PDT postou um vídeo em suas redes sociais com críticas ao chamado “voto útil”. "Sabe qual é uma das maiores fraudes das eleições democráticas? É o falso voto útil. É uma mistura de mentira com manipulação grosseira. Na verdade, isso se chama 'voto inútil'. É transformar a nossa vontade legítima de mudar em um acordo covarde com os nossos medos", defendeu o candidato. Às 20h45 Ciro falou sobre outra proposta de sua campanha, a taxação de grandes fortunas. O programa foi transmitido na plataforma do candidato via streaming. (ABr)

Governo eleva previsão de crescimento da economia para 2,7%

Em: 15/09/2022
P40G-IMG-8d4b6626bdd8054e47b.jpg
(Foto: Ilustração)
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia elevou a projeção para o crescimento da economia este ano, enquanto a estimativa para a inflação teve recuo. As projeções estão no Boletim MacroFiscal divulgado hoje (15). A estimativa para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) foi de 2% para 2,7%, em relação ao boletim divulgado em julho, reflexo do aumento do emprego, do desempenho do setor de serviços e da elevação da taxa de investimento. “A revisão altista para a atividade econômica em 2022 se deve principalmente ao resultado do PIB do segundo trimestre – crescimento de 1,2% na margem – superior ao estimado e à tendência positiva dos indicadores já divulgados para o terceiro trimestre de 2022”, informou a SPE. No primeiro semestre, o indicador acumula alta de 2,5%. Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. De acordo com o Ministério da Economia, houve expansão no mercado de trabalho, com a taxa de desocupação caindo para 9,1% no trimestre encerrado em julho e o contingente de pessoas ocupadas chegando a quase 100 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No âmbito dos investimentos, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 4,8% em relação ao trimestre anterior na última divulgação das contas nacionais. E, segundo dados do IBGE, os indicadores do setor de serviços tiveram expansão anualizada de quase 4,5% nos últimos três trimestres. (ABr)

Bolsonaro tenta aumentar rejeição de Lula sobre mulheres

Em: 13/09/2022
P40G-IMG-8d392fb553745cd689b.jpg
(Foto: Reprodução)
Nas últimas semanas da campanha eleitoral para o primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro irá intensificar estratégia para tentar reduzir o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o eleitorado feminino. Hoje, as mulheres representam 52,6% do eleitorado nacional e, segundo a última edição da pesquisa Ipec, Lula pontua 45% sobre o voto feminino, enquanto Bolsonaro apresenta 26%. Na tentativa de reduzir a diferença, em esforço para garantir que a disputa passe para o segundo turno, a campanha à reeleição irá aumentar a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro nos palanques eletrônicos. Além disso, relembrará declarações controversas do petista, como quando ele cometeu uma gafe ao falar sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher. A expectativa é de que as primeiras inserções na televisão sejam exibidas já nesta terça-feira (13). Nas propagandas partidárias, o presidente também irá relembrar iniciativas da atual gestão de combate à violência doméstica. (Com informações da CNN Brasil)

TRE cassa candidatura ao governo de Gessy Lima

Em: 12/09/2022
P40G-IMG-b5c5571eb3ec3891e4e.jpg
Foto: Renato Andrade
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) indeferiu o registro de candidatura ao governo do Piauí da candidata Gessy Lima (PSC) em virtude de irregularidades no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSC. A sessão aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), prazo final para os julgamentos. A Justiça Eleitoral considerou a convenção da sigla nula por irregularidades. A decisão afeta todos os candidatos do partido. A candidatura de Gessy sofreu dois pedidos de impugnação, sendo um do primeiro-tesoureiro do diretório do PSC, João Lennon Oliveira, e outro do PMN, partido da candidata a governadora Ravena Castro. As denúncias alegavam que Gessy Lima, que é presidente estadual da sigla, não teria notificado os membros do partido e apresentado à Justiça Eleitoral atas conflitantes acerca da convenção. Ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com informações do Portal Cidade Verde)

PDT pede que TSE declare Bolsonaro inelegível após atos de 7 de setembro

Em: 08/09/2022
P40G-IMG-bbf846a5a7cead55228.jpg
(Foto: Divulgação)
O PDT, partido do candidato a presidente Ciro Gomes, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) nesta quinta-feira (8) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e pediu que ele e seu vice, Walter Braga Netto, sejam declarados inelegíveis por oito anos e também nas eleições deste ano. Segundo o partido, após participar da cerimônia oficial do desfile cívico-militar do 7 de Setembro, Bolsonaro subiu em um trio elétrico para fazer um discurso em tom eleitoreiro. A ação, de acordo com o PDT, tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição, como nos casos de abuso de poder econômico, abuso de poder político e utilização indevida dos veículos e dos meios de comunicação social. “Esta ação tem por escopo a apurar e reprimir o abuso de poder político e econômico, que ocorreu na ambiência do ato cívico de 7 de setembro. Isso porque o evento foi desvirtuado apenas para satisfazer os interesses da campanha eleitoral dos Investigados, sem ao menos voltar-se aos os fins a que se destinava”, disse o PDT. (Com informações da CNN Brasil)
Facebook