Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Conselho da Petrobras se reúne e pode avaliar mudanças na PPI

Em: 27/07/2022
P40G-IMG-18abe27502c78234002.jpg
(Foto: Ilustração)
O Conselho de Administração da Petrobras faz reunião nesta quarta-feira (26) e pode discutir mudanças na política de preços da companhia, que segue a oscilação dos valores negociados no mercado internacional. Fontes ouvidas pela CNN confirmaram o encontro e a possibilidade de a pauta incluir alterações na PPI – Política de Paridade Internacional. Um executivo envolvido na gestão da Petrobras afirmou que “qualquer coisa [que seja discutida] sobre a PPI é para fortalecer e não enfraquecer” o mecanismo de ajuste dos preços dos combustíveis. A fonte ressalta que ainda não há uma proposta fechada para essa mudança, mas sinalizou que o colegiado pode aproveitar as últimas semanas da atual composição antes da Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas marcada para dia 19 de agosto. (Com informações da CNN Brasil)

Número de eleitores brasileiros no exterior cresce 39%, aponta TSE

Em: 26/07/2022
P40G-IMG-292aa6dea682f1acd9f.jpg
(Foto: Divulgação)
O número de brasileiros aptos a votar no exterior para as eleições de 2022 cresceu 39,21% em comparação com o pleito de 2018. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão registrados no cadastro eleitoral 697 mil eleitores, que poderão votar para presidente da República e vice, única modalidade de votação para quem está fora do país. Já em 2018 havia 500 mil eleitores nesta situação. O atual dado também é maior (96,81%) em relação às eleições de 2014, quando 354.184 eleitores estavam aptos a votar no exterior. Dos atuais 697 mil eleitores, 59% são homens. Sobre à escolaridade, 42% (292,7 mil) têm curso superior completo. Em relação à faixa etária, 14,41% (100,4 mil) do eleitorado no exterior têm entre 40 a 44 anos. O prazo para pedir para votar no exterior foi encerrado em maio. (Com informações da Jovem Pan)

Júlio Arcoverde diz que três deputados da base vão aderir à oposição

Em: 24/07/2022
P40G-IMG-8aced363997a9465d00.jpg
Foto: Gelimar Moura
O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde (Progessistas), afirmou na última sexta-feira (23) que três deputados da base governista vão debandar para o grupo da oposição e apoiar a pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) ao Governo do Estado. “A gente acaba o período das convenções e já temos algumas conversas, acredito que pelo menos três deputados devem compor a nossa caminhada da oposição”, pontuou. Júlio Arcoverde pontuou que já existe um diálogo com parlamentares e acrescentou que estes já tem demonstrado a dissidência. “Eles mesmos já estão mostrando, não estão participando da campanha do candidato da base, aqueles que fazem reuniões separadas”, destacou o parlamentar. (Com informações do Portal Cidade Verde)

Avante lança candidatura de André Janones à Presidência da República

Em: 23/07/2022
P40G-IMG-2775133ae203d13695f.jpg
(Foto: Agência Câmara)
O Avante oficializou neste sábado (23) a candidatura do deputado federal André Janones (MG) para a Presidência da República. O anúncio foi feito durante convenção nacional do partido, realizada no Grande Teatro do Minascentro, em Belo Horizonte (MG). Essa é a primeira vez que Janones tentará assumir o posto de presidente. Em seu discurso na convenção do partido, Janones destacou que o eixo central do seu programa de governo é a redução da desigualdade social no país. “Hoje, temos um projeto que contempla todas as áreas, saúde, segurança, educação, agro. Todas as áreas e com a mesma mensagem: a diminuição da desigualdade social no país, a diminuição da distância entre os mais ricos e os mais pobres”. André Janones defende o retorno do auxílio emergencial no valor de R$ 600 mensais, além de uma reforma tributária ampla, que taxe lucros e dividendos, institua o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), tribute menos o consumo e mais a renda, além de conceder isenção para quem tem salários de até R$ 5 mil. “A classe média está pagando o auxílio do mais pobre. Em vez de a classe média puxar o mais pobre lá de baixo [para cima], ela está indo junto”. O Avante ainda não definiu o candidato a vice-presidente. O partido tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura, conforme calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. (ABr)

Ciro Gomes é oficializado como candidato à Presidência pelo PDT

Em: 20/07/2022
P40G-IMG-40abaa3da63b420b126.jpg
Foto: Agência Brasil
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou nesta quarta-feira, 20, sua Convenção Nacional e aprovou o nome de Ciro Gomes como candidato à Presidência da República. Com evento realizado na sede nacional da sigla, em Brasília, a homologação do ex-ministro da Fazenda ocorreu por unanimidade e sem votos contrários. No local, Ciro argumentou que a “fé, paixão, coragem e desafio” é o que o move para iniciar outra campanha presidencial. Ao comentar sobre o atual governo, o pedetista classificou Jair Bolsonaro como “insensível” e “incompetente” e acusou o Partido dos Trabalhadores (PT) de atenuar a miséria no país com uma “bonança passageira”. “Meros voos de galinha”, classificou. Com discurso centrista, o agora candidato prometeu acabar com a reeleição e com o orçamento secreto assim que chegar ao poder, se defendeu das acusações de ser considerado um ‘coronel’ e disse ter deixado o Brasil com “pleno equilíbrio” fiscal enquanto integrou o Ministério da Fazenda. Com menções aos brasileiros que vivem na insegurança alimentar, Ciro acenou à classe média ao alegar que se preocupa com o empobrecimento da população. “Esquerda e direita foram e são cúmplices. Dois dos principais responsáveis pela crise estimulam uma polarização vulgar. Os dois disputam quem é o mais corrupto, o mais autoritário, o mais fascista e o mais comunista”, disse. (Com informações da Jovem Pan)

Wellington Dias é cotado para ocupar Ministério da Economia

Em: 19/07/2022
P40G-IMG-78bb90f158909cd48e9.jpg
(Foto: Divulgação)
Pré-candidato à Presidência da República, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirma que, em caso de vitória, o ministro da Economia será um nome político, alguém com bastante capacidade de articulação junto ao Congresso Nacional. Segundo informações de fontes da campanha petista, um dos nomes mais cotados é de Fernando Haddad. Caso não seja eleito governador, ele seria o nome natural, sendo um dos mais próximos a Lula. Outros nomes que surgem nas conversas que os auxiliares têm com Lula, são dos ex-governadores Wellington Dias (Piauí) e Tião Viana (Acre). Outro nome que aparece na lista é o do deputado e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Wellington Dias governou o Piauí por quatro mandatos, liderou o Fórum de Governadores do Brasil na temática vacina e presidiu o Consórcio Nordeste. (Com informações do Estadão)

Mercado financeiro prevê inflação de 7,54% em 2022

Em: 18/07/2022
P40G-IMG-7075223cda10b86abcc.jpg
(Foto: Ilustração)
O mercado financeiro reduziu, pela terceira semana consecutiva, a expectativa para os índices inflacionários projetados para 2022. De acordo com o Boletim Focus, divulgado hoje (18), em Brasília, pelo Banco Central, o ano deve fechar com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 7,54%. O IPCA é a inflação oficial do país. Na semana passada, a previsão era de uma inflação de 7,67%; e há quatro semanas, as projeções estavam em 8,27%. Para 2023, a previsão de inflação aumentou agora de 5,09% para 5,20%. É a 15ª semana seguida de previsões de alta deste índice. Há quatro semanas estimava-se inflação de 4,83% para o próximo ano. Para os anos de 2024 e 2025 não há diferenças nas estimativas inflacionárias: 3,3% e 3%, respectivamente. O Boletim Focus é uma publicação semanal que reúne a projeção de cerca de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país. (ABr)

PT opta por convenção sem Lula, que terá agenda no Nordeste

Em: 17/07/2022
P40G-IMG-6783441daf81adab95c.jpg
(Foto: Divulgação)
O PT planeja uma convenção partidária protocolar, sem o peso de um evento de campanha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve estar no evento, que confirmará a escolha da legenda por sua candidatura, segundo a assessoria do petista. Marcada para o dia 21 de julho, a convenção do PT será realizada em São Paulo. Mas, neste mesmo dia, o pré-candidato petista cumprirá agenda no Nordeste. Nos dias 20 e 21 de julho, Lula fará um giro por Serra Talhada, Garanhuns e Recife acompanhado do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O foco do petista está em girar o país e tentar conter o esperado avanço de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas. De acordo com aliados de Lula, é esperada uma melhora do presidente nos números, diante da chegada dos auxílios previstos na PEC dos Benefícios. No dia da convenção do PT, portanto, Lula estará fechando a agenda no seu estado de origem, em evento na capital, Recife. (Com informações da CNN Brasil)
Facebook