Picos(PI), 23 de Novembro de 2024
POLITICA EM PAUTA

Wellington Dias integra comando da campanha de Lula

Em: 03/05/2022
P40G-IMG-029a23902e4b41baf80.jpg
Foto: Divulgação
O PT começa, esta semana, a estruturar um comando efetivo da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de cobranças contínuas de aliados e uma crise interna que levou ao afastamento da cúpula da comunicação, com a criação de um conselho político formado por representantes dos partidos da coligação e a volta de antigos amigos de Lula, até o momento alijados da campanha. Em reuniões na semana passada, a Executiva do partido definiu essa estrutura e nomes que devem fazer parte do comando da campanha, mas ainda é preciso bater o martelo com o próprio Lula. Entre os nomes que passarão a integrar o comando de campanha, estão o ex-governador do Piauí Wellington Dias, o senador Jaques Wagner e o ex-ministro Gilberto Carvalho. Estão ainda no grupo os deputados Rui Falcão (SP), Paulo Teixeira (SP) e José Guimarães (PE), os ex-ministros Aloizio Mercadante e Luiz Dulci, além do candidato a vice na chapa, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. A coordenação-geral deverá ficar a cargo da deputada Gleisi Hoffmann, presidente do partido. A estruturação, no entanto, só deve acontecer de fato a partir da próxima semana, depois da oficialização da pré-candidatura. (Brasil 247)

Washington Bonfim deve declarar apoio a Rafael Fonteles para o Governo

Em: 28/04/2022
P40G-IMG-f5e470b43ac28f09e6c.jpg
Professor Washington Bonfim (Foto: Divulgação)
A coluna apurou que o ex-secretário das gestões de Firmino Filho, Washington Bonfim, irá declarar apoio Rafael Fonteles e Wellington Dias para o Governo e o Senado, respectivamente. Bonfim seria candidato ao Governo pelo Cidadania, mas a federação com o PSDB e o apoio da legenda ao pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, mudou o rumo da história de Bonfim. Entre o ex-colega de sigla, Sílvio, e o petista, o professor e cientista político deve escolher o segundo. Segundo fonte, Bonfim integra uma frente forte para diminuir a diferença do Sílvio para Rafael em Teresina. O ex-prefeito tem o recall (memória) do eleitor da capital, acostumado a votar nele e em nomes do PSDB. Washington Bonfim se aproximou bem do ex-secretário Osmar Junior e do próprio Wellington Dias, além de ser contrário ao presidente Jair Bolsonaro, o que o leva a um caminho mais próximo de Rafael Fonteles do que de Sílvio. Outra fonte que já foi próxima ao Palácio da Cidade nas gestões tucanas afirma que não apenas Washington Bonfim, mas Paulo Dantas - ex-secretário tucano - e lideranças comunitárias ligadas ao falecido ex-prefeito  Firmino Filho já estão na campanha de Rafael. (Com informações do Blog Primeira Mão - Meio Norte)

União Brasil pode abandonar 3ª via e lançar Moro e Bivar à Presidência

Em: 27/04/2022
P40G-IMG-fb602bafb8c92af45a5.jpg
Luciano Bivar e Sérgio Moro podem encabeçar chapa-pura pelo União Brasil (Foto: Reprodução)
O partido União Brasil pode anunciar que terá candidatura própria à Presidência da República. A chapa será puro-sangue: Sergio Moro e Luciano Bivar. A tendência é que Moro seja cabeça de chapa. A data do anúncio segue sem definição. E a ideia é que, antes, ainda haja conversas com MDB e PSDB. O pré-candidato pelo União Brasil, Luciano Bivar, disse que uma reunião deve discutir os rumos do partido na próxima quarta-feira. Segundo ele, não há definição sobre chapa pura e Sergio Moro é um dos nomes do quadro do partido, mas que há outros. Bivar reforçou que o partido tem um projeto pronto para apresentar à população e que ele é o nome do partido para a disputa presidencial. A decisão de lançar candidatura própria vem em meio às dificuldades de costura dentro da terceira via. A avaliação de dirigentes do União Brasil é de que o partido tem recursos e tempo de televisão para sustentar a chapa puro-sangue, não dependendo de outras legendas para isso. Somá-las à disputa traria divisão, segundo um dirigente do União. (Com informações da CNN Brasil)

Só o Congresso pode cassar mandato parlamentar, diz Arthur Lira

Em: 26/04/2022
P40G-IMG-51ffcff6adcc206fb5b.jpg
(Foto: Divulgação)
Em uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que é competência do Congresso Nacional decidir sobre mandatos parlamentares. “O entendimento da assessoria jurídica da Casa é de que o Supremo Tribunal Federal tem a competência para julgar, o presidente da República tem a competência constitucional de fazer a graça ou o indulto, e que o Congresso Nacional, não só a Câmara dos Deputados, mas Câmara e Senado, é quem tem que decidir sobre mandato parlamentar”, afirmou. A declaração acontece em meio a um embate entre os três poderes, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) conceder perdão a pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No julgamento do plenário do Supremo ficou estabelecido que, além da sentença de prisão, Silveira perderia os seus direitos políticos. Enquanto os ministros julgavam o deputado, o presidente da Câmara apresentou um recurso para que o STF reconheça que cabe aos parlamentares decidir sobre perdas de mandato, e não ao Judiciário. (Com informações da CNN Brasil)

Wilson é recebido por lideranças de Fronteiras e São Julião

Em: 23/04/2022
P40G-IMG-7af2be1eaf7ea9546dc.jpg
Wilson Martins com o prefeito Samuel Alencar e familiares em São Julião (Foto: Ascom)
O pré-candidato a deputado federal, Wilson Martins, retornou à grande região de Picos neste sábado, dia 23. O ex-governador do Piauí visitou os municípios de Fronteiras e São Julião, sendo recepcionado por lideranças locais. Em São Julião, Wilson conversou com o prefeito Samuel Alencar, seu pai Otacílio Alencar e demais familiares. De lá seguiu para Fronteiras, onde almoçou com a vereadora Liege e seu esposo Zezinho e em seguida se reuniu com a ex-vereadora Célia em sua residência. Martins avaliou como positivo mais esse contato com líderes da região de Picos e garantiu retornar em breve para novos encontros.

PDT quer Marina Silva em propaganda televisiva de Ciro Gomes

Em: 19/04/2022
P40G-IMG-6bce0f508ab8d9434a7.jpg
Foto: Agência Senado
Além de apostar na colaboração de Marina Silva em seu programa de governo, o pré-candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, também pretende ter a ex-ministra do Meio Ambiente em sua propaganda televisiva. Apesar de ser filiada à Rede, partido que deve se federar ao PSOL e apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina já sinalizou nos bastidores preferência ao nome de Ciro. Como o acordo entre as duas siglas inclui uma cláusula que não prevê punição aos filiados que anunciarem apoio informal a outros candidatos, o PDT já convidou Marina a contribuir com a campanha de Ciro. A ideia, segundo dirigentes nacionais da sigla, é que Marina ajude a atrair o apoio do eleitorado feminino e ajude Ciro a capitanear o debate sobre a pauta ambiental, considerada um dos pontos fracos do governo de Jair Bolsonaro (PL). Além do apoio de Marina, Ciro intensificou aproximação com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Os dois já se reuniram duas vezes e devem ter uma nova conversa na próxima semana. O PDT tem atuado para que o PSD, que ainda não definiu um nome na sucessão presidencial, abra mão de candidatura própria e apoie Ciro ao Palácio do Planalto. (Com informações da CNN Brasil)  

União Brasil indica Luciano Bivar como pré-candidato à presidência

Em: 15/04/2022
P40G-IMG-5211d7eda65da916fe0.jpg
Foto: Agência Brasil
O partido União Brasil, criado a partir da fusão do PSL e do DEM, oficializou ontem, quinta-feira (14) o nome do deputado federal Luciano Bivar (PE) como pré-candidato à Presidência da República. A decisão foi anunciada após reunião virtual da direção nacional da legenda. O partido tem dialogado com um grupo, formado pelo MDB, PSDB e Cidadania, na chamada terceira via, para a consolidação de uma aliança eleitoral para o pleito de outubro. Em reunião na semana passada, os presidentes desses quatro partidos anunciaram que vão definir um nome de consenso para disputar a chapa presidencial. Com a indicação oficial, Bivar se torna uma das opções desse grupo de partidos para ser o candidato a presidente ou vice na chapa. Além dele, o ex-governador de São Paulo João Doria foi indicado pelo PSDB como pré-candidato. Pelo MDB, o nome indicado é o da senadora Simone Tebet.  O União Brasil é o partido para o qual se filiou o ex-juiz Sergio Moro, outro nome que também pleiteava uma candidatura presidencial. Com a indicação de Bivar pelo partido, Moro agora só deve ter espaço para uma candidatura ao Senado ou à Câmara dos Deputados pelo Estado de São Paulo, para onde transferiu seu domicílio eleitoral. (ABr)

Wilson Martins e Antônio Neto se reúnem no Palácio de Karnak

Em: 13/04/2022
P40G-IMG-aee41a069c3391f78f6.jpg
(Foto: Divulgação)
O secretário estadual de Governo, Antônio Neto, recebeu ontem, terça-feira (12) a visita do ex-governador e amigo Wilson Martins, pré-candidato a deputado federal pelo PT neste ano. Antônio Neto foi uma escolha pessoal da governadora Regina Sousa, é respeitado e querido no meio político e um técnico, acima de tudo. Antônio Neto era secretário estadual de Planejamento até setembro de 2020, mas teve de pedir exoneração para cuidar da saúde após sofrer um acidente vascular cerebral. (Com informações do jornalista Arimatéa Carvalho - Meio Norte)
Facebook