Picos(PI), 26 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Governo vai antecipar feriado do Dia do Piauí para quinta e decretar ponto facultativo na sexta

Medida visa reduzir a circulação de pessoas para barrar a propagação do novo coronavírus

15/03/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ec99aba2875c260a5a.jpg Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-ec99aba2875c260a5a.jpg Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado decidiu antecipar o feriado estadual do Dia do Piauí, comemorado no dia 19 de outubro, para a próxima quinta-feira (18). O governo também pretende determinar ponto facultativo em todo o estado na sexta-feira (19). A "mensagem em caráter de urgência foi enviada nesta segunda-feira (15) à Assembleia Legislativa que pode autorizar a alteração", informou o governo.

Nesta segunda-feira (15), o Palácio de Karnak informou que enviou à Alepi a mensagem com o projeto de lei para que o parlamento autorize a antecipação. De acordo com o Governo do Piauí, “a previsão é de que os deputados aprovem o projeto imediatamente, já que a mensagem foi encaminhada à Alepi em caráter de urgência urgentíssima”.

Com a mensagem aprovada pela Alepi, o governador Wellington Dias vai baixar o decreto sobre a transferência do feriado. O secretário de Governo, Osmar Júnior, explica que “a medida do governo visa reduzir a circulação de pessoas para barrar a propagação do coronavírus”.

A partir desta segunda (15) estão valendo as novas medidas de isolamento social com restrição de funcionamento das atividades econômicas por meio do decreto 19.529.

Essa não é a primeira vez em que o Governo do Estado antecipa os feriados. Em 2020, na primeira onda da pandemia da Covid-19, diversas datas comemorativas foram antecipadas para que as pessoas passassem mais tempo em casa. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o nível de ocupação dos leitos clínicos para a Covid-19 está em 75%, o dos leitos de UTI em 91%. “Agora, na segunda onda da Covid-19, o sistema de saúde do Piauí está à beira do colapso, com várias unidades de saúde públicas e privadas sem vagas em leitos para atender pacientes com a doença”, diz o governo. 

Dados

A média móvel de casos no Piauí está em 905 por dia, uma alta de 55% em relação a 15 dias atrás. 

A média móvel de óbitos está em 23 diariamente, alta de 54% em relação a 15 dias. 

Até o momento, mais de 3,6 mil piauienses perderam a vida para a Covid. 

Mais de 186 mil pessoas no Piauí já foram infectadas com a doença.

Fonte: Cidadeverde.com

Facebook