Picos(PI), 26 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Morte do ex-prefeito Firmino Filho deixa o Piauí consternado

Ex-prefeito de Teresina, de 57 anos, foi encontrado morto no final da tarde de hoje. Ele caiu do 14° andar de um prédio da zona Leste da capital

06/04/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4db0004194b8927233.jpg Firmino Filho teve brilhante carreira política, exercendo os cargos de prefeito (4 vezes), vereador, deputado estadual e secretário municipal (Foto: Facebook)
P40G-IMG-4db0004194b8927233.jpg Firmino Filho teve brilhante carreira política, exercendo os cargos de prefeito (4 vezes), vereador, deputado estadual e secretário municipal (Foto: Facebook)

O ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, de 57 anos, morreu após cair do edifício Manhattan River Center, localizado na avenida Arêa Leão, na Zona Leste da capitl, por volta das 15 horas desta terça-feira (06). De acordo com uma testemunha que trabalha no edifício, Firmino Filho teria ido ao seu escritório, que fica no 14° andar do prédio, onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), local em que o ex-gestor trabalhava. Minutos depois, as pessoas já viram o corpo estendido na calçada.

A filha do ex-prefeito, Bárbara Silveira, foi ao local e fez o reconhecimento do corpo. Ao chegar no local, a área já estava isolada. Ela precisou ser amparada. O ex-candidato à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, também foi ao local, além de outros políticos. A Polícia Técnico Científica fez os primeiros trabalhos. A Polícia Militar também deu apoio na ocorrência, isolando a área.

O ex-secretário de Comunicação Fernando Said e a vereadora Graça Amorim estiveram na noite de ontem com Firmino Filho e relataram como foram os últimos momentos do ex-gestor. "Ele estava muito preocupado com os rumos da pandemia em Teresina, muito triste, acompanhava todos os números e tinha uma imensa tristeza com o que estava acontecendo. Tinha planos para o futuro, ainda estava esperando as coisas se desenharem, mas que tudo que ele comentava sempre tinha a ver com a cidade de Teresina", declarou.

Firmino foi prefeito de Teresina por 4 mandatos. O último deles encerrou em 31 de dezembro de 2020. Formado em Economia, foi prefeito entre 1997 e 2004, em dois mandatos consecutivos. Foi eleito para o terceiro mandato em 2012, igualando-se em número de mandatos a Raimundo Wall Ferraz e reeleito nas eleições de 2016 ainda no primeiro turno das eleições na capital piauiense. Firmino deixa a esposa Lucy Soares, deputada estadual, e os filhos Bruno, Bárbara e Cristina Soares.

Carreira política

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, iniciou sua vida publica aos 30 anos de idade, no ano de 1993 quando foi convidado pelo ex-prefeito, Wall Ferraz, para tomar frente da Secretária Municipal de Finanças. Após a morte do prefeito Wall Ferraz, em 22 de março de 1995, permaneceu como secretário, na administração do Vice-Prefeito Francisco Gerardo que assumiu o comando da Prefeitura de Teresina.

Em 1996 foi eleito um dos mais jovens prefeitos de capitais do país, derrotando, em segundo turno, Alberto Silva do PMDB, considerado uma espécie de mito da política piauiense. Em 2000 foi reeleito no primeiro turno, tendo como vice-prefeito Marcos Silva, filho de Alberto. 

Firmino Filho recebeu o prêmio de "Prefeito Criança", concedido pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundação Abrinq - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. No ano de 2006, dois anos após deixar o cargo de prefeito da capital candidatou-se a governador do Piauí pela Coligação Piauí Daqui Pra Frente, mas acabou sendo derrotado ainda no primeiro turno com a vitória do atual governador do Estado Wellington Dias (PT). 

Dois anos depois começou um projeto em sua carreira politica e é eleito no ano de 2008 vereador de Teresina pela primeira vez com votação recorde, quase 20 mil votos. Se licenciou do mandato para assumir o cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. No ano de 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual, com 47.643 tendo 80% deles da capital Teresina. 

Com informações do Cidadeverde.com e Meionorte.com
Edição: João Paulo Leal - Picos 40 Graus

Facebook