22/05/2021 - Redação
É dia de decisão! Flamengo e Fluminense disputam neste sábado, 22/05, o segundo jogo da final do Campeonato Carioca 2021. A partida está marcada para as 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã. Na ida, as equipes empataram em 1 a 1. Uma nova igualdade no jogo de volta leva a definição do título para a disputa de pênaltis. Enquanto os rubro-negros buscam mais um tricampeonato, os tricolores tentam encerrar um jejum de nove anos sem ganhar o Estadual.
A partida será transmitida pela Record, Flu TV, Fla TV e PPV oficial da Ferj.
Flamengo comandado pelo técnico Rogério Ceni
Após poupar jogadores contra a LDU, Ceni deve mandar a campo a força máxima disponível para a partida decisiva do Carioca. A expectativa fica pelo retorno de Rodrigo Caio, que não jogou na Libertadores para ser preparado para o clássico. Diego Alves não será titular. Ele foi vetado após avaliações na sexta-feira, mas ainda pode ficar no banco para eventual disputa de pênaltis e pela liderança que exerce no elenco. A sua presença é considerada importante.
Provável escalação: Gabriel Batista, Isla, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luis; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Fluminense liderado pelo técnico Roger Machado
Apesar de não ter conseguido assegurar a classificação para as oitavas de final da Libertadores e ter que buscar a vaga na próxima terça-feira, contra o River Plate, na Argentina, o Fluminense trata também com muita importância uma possível conquista do título carioca. Por isso, o time de Roger Machado irá com força total. O treinador deverá fazer apenas uma mudança com relação ao time que começou jogando na derrota para o Junior Barranquilla, na última terça-feira: Nenê de volta à equipe titular, no lugar de Cazares.
Provável escalação: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Martinelli, Yago e Nenê; Kayky, Luiz Henrique e Fred.
Hegemonia para um quebra de jejum para outro
Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo da decisão, Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar neste sábado, às 21h05 no Maracanã, em busca do título estadual.
Os torneios estaduais já tiveram mais prestígio no cenário do futebol brasileiro, mas, quando chega a hora da decisão, conquistar - ou perder - o título tem a sua importância. Ainda mais tratando-se de uma clássico como o Fla-Flu, que decidem o Carioca neste sábado, às 21h05 no Maracanã, após o 1 a 1 no jogo de ida da final.
Com uma capacidade de investimento no futebol muito superior aos rivais, o Flamengo vive um momento hegemônico no Rio de Janeiro. Atual bicampeão estadual, o Rubro-Negro também conquistou títulos nacionais e internacionais nas últimas temporadas. Neste sábado, caso vença o Fluminense e chegue ao 37º troféu do Carioca, vai impor diferença história em relação aos adversários.
Por mais que não seja o favorito, o Fluminense chega engasgado por ter sido derrotado pelo Flamengo nas últimas duas vezes em que chegou às finais do Estadual - 2017 e 2020. Assim, quebrar este jejum indigesto de títulos que já dura nove anos, seria algo importante para o clube, ainda mais em um Fla-Flu que pode encerrar a hegemonia rubro-negra no futebol do Rio de Janeiro.
Vale lembrar que, com a ausência de troféus erguidos, o Fluminense também viu seus rivais se aproximarem em títulos. Assim, Botafogo e Vasco celebraram duas conquistas estaduais cada - de 2012 para cá. Com isso, caso libere o grito de campeão neste sábado, o Tricolor poderá, também, manter com boa vantagem o segundo lugar no pódio de equipes mais vencedoras no Carioca.