29/06/2021 - Redação
O prefeito de São João da Canabrava, Elson Silva (MDB), publicou neste último domingo (27), e entrou em vigor nesta segunda-feira (28), um novo Decreto com medidas restritivas no combate a disseminação do novo coronavírus.
A novidade nesse Decreto, que permanecerá em vigor até o próximo dia 11 de julho, foi a liberação do funcionamento presencial de bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares.
No Decreto anterior ficou determinado esses locais permaneceriam fechando e podendo atender somente por delivery e somente até o horário das 20h00min.
Já nesse novo Decreto o prefeito, Elson Silva, autorizou a abertura de bares, lanchonetes, restaurantes até as 23h00min, de segunda-feira a sábado, e até as 18h00min, aos domingos.
No entanto, esses estabelecimentos continuam proibidos pela Prefeitura de São João da Canabrava de realizarem festas, eventos com dança, confraternizações, além de permitir o uso de som automotivo ou gerar aglomerações no próprio comércio ou no seu entorno.
“As ações visam conciliar as atividades econômicas e a saúde pública, mantendo o funcionamento de setores da economia e ao mesmo tempo estabelecendo protocolos de segurança”, explicou a Prefeitura.
Por outro lado o novo Decreto reafirmou a suspensão de atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de clubes, casas de festa e quaisquer tipo de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
No que diz respeito o comércio geral, o Decreto publicado por Elson Silva, no último final de semana, prever o funcionamento normal, inclusive das atividades consideradas essenciais.
A Prefeitura de São João da Canabrava também voltou a reafirma que permanece obrigatório o uso de máscara facial de proteção em vias públicas e estabelecimentos comerciais privados abertos ao público.
Ficou determinado ainda que a Feira Livre e o Mercado Público do município canabravense continuarão ocorrendo aos sábado até as 14h00min.
“Permanece proibida a realização de festas ou eventos, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada até 11 de julho de 2021”, consta no Decreto.
De acordo com o documento, a fiscalização das medidas determinadas neste Decreto será exercida de forma ostensiva pelo setor de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar.
Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de São João da Canabrava monitora 52 casos ativos de moradores que estão em isolamento domiciliar.
Desde o início da pandemia a SMS registou 466 casos confirmados da COVID-19, sendo que 407 moradores do município estão recuperados e infelizmente sete perderam a vida para o coronavírus.
Com informações do Portal "O Povo" de Picos e Assessoria da Prefeitura de São João da Canabrava do Piauí