26/10/2021 - Redação
O pesquisador Emidio Matos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), alerta para o aumento da incidência de covid-19 em alguns municípios ao longo das últimas semanas. De acordo com o levantamento feito pela UFPI em parceria com a Fiocruz, nos últimos 15 dias, 129 cidades do Piauí registraram novos casos da doença.
Para Emidio Matos, apesar dos avanços da vacinação ainda é preciso ficar atento aos municípios que passaram a registrar um maior número de casos.
“É importante que a gente ressalte que a condição da pandemia vem melhorando de maneira contínua, desde que a gente começou a ampliar a vacinação. Esses dados mostram ainda focos de preocupação que precisamos ficar atentos, para agir rapidamente e identificar as razões de eventuais surtos, e poder trabalhar para quebrar ciclos de transmissão do vírus”, destacou o pesquisador.
Os municípios de Curralinhos, Caldeirão Grande, São João da Canabrava, Miguel Leão e Lagoinha do Piauí são os que registram maior incidência de casos no Piauí, entre os dias 08 e 23 de Outubro. O pesquisador Emidio Matos alerta que a taxa é calculada a partir da relação entre novos casos e a população do município.
"O que a gente verifica são surtos nessas regiões, de casos novos. As equipes de saúde precisam identificar quais as razões”, alertou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), os casos de covid-19 confirmados no Piauí somam 324.542, em todos os municípios.
Cidade Verde