18/01/2022 - Jesika Mayara
Se você usa o Instagram já deve ter percebido postagens sobre o roubo de contas na rede social. A prática tem se tornado comum em todo o país.
Após hackear a conta, os criminosos postam fotos de produtos usados, que em sua maioria são eletrodomésticos, com um valor bem abaixo do cotado no mercado.
Para realizar a compra, os mesmos convencem as vítimas a fazer um deposito via Pix para reservar a mercadoria.
Em Picos, muitas contas tem sido alvos dos criminosos, no começo as contas mais atingidas eram a de pessoas ou empresas que tinham um grande número de seguidores. Contas de médicos, restaurantes, lojas já foram utilizadas para realizar o golpe.
O ponto de partida para o golpe é uma ação de phishing. Criminosos criam perfis falsos de hotéis e restaurantes populares no Instagram e abordam os usuários por mensagem direta (DM), oferecendo promoções. Para ganhar os prêmios, porém, é preciso fornecer o número do celular e clicar em determinado link, que é usado pelos golpistas para capturar as credenciais da conta. Quando a vítima se dá conta da fraude, já não tem mais acesso ao perfil.
O Picos 40 Graus buscou o delegado do 1º Distrito Policial de Picos, Petrônio Henrique. De acordo com ele, apesar de ser um crime que está se popularizando o registro de ocorrências tem sido pequeno.