03/02/2022 - Jesika Mayara
O município de Santa Cruz do Piauí, foi selecionado para representar o Estado do Piauí em um documentário que retrata a realidade de crianças e gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz.
O Programa Criança Feliz foi implantado no município no ano de 2017, atendendo inicialmente 100 famílias santacruzenses. De 2017 até hoje, a gestão e a equipe sempre vêm cumprindo com a metodologia do programa, levando à sua expansão, que agora 200 famílias são acompanhadas.
Foi realizada uma seleção nacional, e através do resultado do trabalho desenvolvido às famílias santacruzenses, o município de Santa Cruz do Piauí foi selecionado, sendo uma das 10 cidades brasileiras a serem destaque em documentário nacional que será apresentado pela ONU.
SOBRE O DOCUMENTÁRIO
O documentário é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania, com o apoio do Projeto do Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Organização das Nações Unidas (ONU).
No Piauí, o projeto conta ainda com a colaboração da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos humanos (SASC/PI).
No dia 27/01/2022, o município recebeu a equipe responsável pelas filmagens do documentário (Diretores de filmagens Diego Florentino e Vino Carvalho), juntamente com a Multiplicadora do Programa Criança Feliz (Francimeire Marques Pinheiro), o Representante do Departamento de Atenção a Primeira Infância (Paulo Aquino) e o Coordenador de Patrimônio e Arquivos / representando a SASC (Ranyere Oliveira Alencar).
As filmagens aconteceram nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, na localidade Quilombola Ponta do Morro e na zona urbana do município.
O documentário produzido pelos diretores de filmagens Diego Florentino e Vino Carvalho, será divulgado em Março deste ano, apresentado em todo o mundo através da Organização das Nações Unidas (ONU) e será traduzido para 5 idiomas diferentes.
A equipe realizou filmagens na residência de três famílias acompanhadas pelo PCF, e também na residência da visitadora Marciene, que mostrou o percurso desenvolvido todos os dias para realização das visitas domiciliares.
Pedrina Lima Vieira Santos, 31 anos, foi uma das entrevistadas na Ponta do Morro, e mencionou a importância do Programa Criança Feliz na vida da sua família. “O meu filho era muito retraído. Agradeço muito ao Programa Criança Feliz, que ajudou no desenvolvimento dele, principalmente na linguagem, porque ele não falava. O meu filho só veio aprender a se comunicar verbalmente através das orientações que tive do PCF. Eu agradeço muito pelo que o programa nos proporcionou”, destacou.
O programa Criança Feliz no Município
O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças de 0 a 6 anos (beneficiárias de BPC). No município, 200 famílias são atendidas, sendo visitadas semanalmente pela equipe. As visitas domiciliares e a Intersetorialidade são os pilares do Porgrama Criança Feliz, assim, através das visitas domiciliares, os cuidadores são orientados a participarem efetivamente da vida dos seus filhos, através de estímulo e interação, fortalecendo os vínculos familiares e proporcionando o desenvolvimento integral da criança.
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral infantil, pois existe uma relação direta entre cuidado, atenção e aprendizagem nos primeiros anos de vida.
A gestão do município de Santa Cruz do Piauí, reafirma o compromisso com a população santacruzense, e através desse documentário nacional, será possível mostrar o trabalho desenvolvido pelo PCF com as famílias do nosso município.