16/02/2022 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra Sousa (MDB), anunciou na tarde de hoje, dia 16, o pagamento do piso nacional do magistério aos professores da educação básica naquele município. A decisão do gestor implica em um aumento de 33,24% nos vencimentos dos profissionais.
Em reunião realizada em seu gabinete na Prefeitura, o prefeito Admaelton Bezerra, juntamente com a secretária de Educação, Cileide Bezerra Borges Farias e o assessor Jurídico, Tiago Saunders Martins, fizeram a apresentação a alguns representantes da categoria, do projeto de lei 02/2022, que adequa os pagamentos dos professores de jornadas de 20 e 40 horas semanais, de acordo com os termos da Lei Federal 11.738/2008.
A matéria, que de imediato foi encaminhada à Câmara Municipal, através do presidente Edilson Cavalcante, para deliberação, também dispõe sobre o pagamento dos novos valores retroativo ao mês de janeiro deste ano. “Esperamos que os vereadores possam apreciar e aprovar esse projeto o quanto antes, para que posteriormente a gente possa sancioná-lo, em benefício de dezenas de professores”, destacou Admaelton.
Já o presidente da Câmara, Edilson Cavalcante, garantiu que a matéria será lida em plenário na sessão da próxima sexta-feira, dia 18 e, havendo a concordância dos demais edis, será solicitado parecer das comissões e convocada para o mesmo dia uma sessão extraordinária para votação do texto.
A assessora jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Piauí, Jucélia Leite Santos, parabenizou o prefeito Admaelton pela decisão, destacando que se trata de um passo histórico na valorização dos professores da rede municipal.
Também estiveram presentes, na oportunidade, o vice-prefeito Joseidney Bezerra, o presidente do sindicato, Dieguinaldo de Sousa Rocha, o presidente do Conselho do Fundeb, Fabiano Raimundo dos Santos, a secretária, Leidiany de Lima Santos, dentre outros.