17/03/2022 - Redação
Equipes da Polícia Civil deflagraram nesta quinta-feira (17) uma operação com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas da região do bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina. Até o momento, 7 pessoas foram presas.
Segundo o delegado Everton Ferrer, da Depre, dois indivíduos, um homem e uma mulher, já se encontravam no sistema prisional e outra dupla foi presa em flagrante.
“Foi dado cumprimento a três mandados que estavam naquela região, dois indivíduos já estavam presos, sendo um homem e uma mulher, e outros dois indivíduos, decorrentes de mandado de busca naquela região, foram presos em flagrante de delito porque estavam, um com arma de fogo em casa e outro preso em flagrante porque estava com uma moto roubada, completamente desmanchada”, explica o delegado Everton Ferrer.
A operação, batizada de "Levante”, foi desenvolvida pela Delegacia de Prevenção e Repressão à Entorpecentes (Depre). Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão e 17 mandados busca e apreensão.
“Dentro dessa investigação foram cumpridos na manhã de hoje, 17 mandados de busca e tentamos 8 mandados de prisão, mais um, que faz o nono, de uma investigação separada, mas de um indivíduo que tem a ver com esse grupo criminoso”, acrescenta o delegado.
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada, a operação de hoje é o desdobramento de uma prisão realizada ainda em 2021.
"Essa operação teve início a partir de uma prisão que ocorreu ano passado. A partir daí, iniciaram-se as investigações e verificou-se uma organização criminosa voltada para a prática do tráfico e associação para o tráfico", informou o delegado.
Além das prisões, os policiais também apreenderam uma pequena quantidade de droga, celular roubado e colheram diversas informações que deverão ajudar nas investigações contra o grupo criminoso.
'A gente encontrou uma pequena quantidade de droga, celular roubado e muita informação que a gente vai utilizar essas informações, como foi no ano passado, com a prisão de um indivíduo, para aumentar a capacidade da investigação para chegar em novos indivíduos e assim tentar desarticular completamente o grupo criminoso que atua naquela região", diz Everton Ferrer.
O delegado Everton Ferrer ressaltou ainda que as investigações irão continuar na região do bairro Pedra Mole que possui elevados índices de criminalidade.
“A gente sabe que a região é complicada no que desrespeita a prática criminosa, principalmente na questão dos homicídios que tem naquela região, que podem estar intimamente ligados a esse grupo criminoso, então a gente trabalha nisso. A investigação não terminou com as prisões executadas hoje, a investigação vai continuar até porque nós temos três foragidos”, reforça.
Participam da operação oitenta policiais, bem como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Natanael Souza e Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com