24/08/2022 - Redação
Da Redação
Com o objetivo fortalecer o vínculo entre gestantes e profissionais de saúde, foi criado em Sussuapara, mais precisamente na Unidade Básica de Saúde do centro da cidade, o grupo de gestantes Nascer Feliz. As primeiras reuniões tiveram início neste mês de agosto.
O grupo foi criado pela enfermeira Adelane Rocha, juntamente com agentes comunitários de saúde e o apoio da secretária de Saúde, Rayla Nascimento. “A iniciativa consiste em promover o autocuidado, além de aumentar o vínculo entre a comunidade e a equipe de profissionais da unidade de saúde da família, por meio do compartilhamento de conhecimentos entre as gestantes e a equipe de saúde”, explicou Adelane Rocha.
Durante os encontros, acontecem rodas de conversa sobre temas relevantes para as gestantes e as pessoas que estarão ao seu lado durante a gravidez e o puerpério, como a importância do pré-natal; desenvolvimento da gestação, as mudanças corporais, medos e fantasias, vida sexual segura, reconhecimento dos sinais de alarme e o que fazer nessas situações, a importância do planejamento familiar, entre outros.
As gestantes são orientadas para lidar com as queixas mais frequentes de sintomas das gravidez e a prática de atividade física neste período, além de receberem orientação nutricional, inclusive sobre a suplementação de ferro e ácido fólico.
"A etapa do parto também será abordada nas próximas reuniões, com orientação e incentivo ao parto normal, enfatizando a gestação, o parto, o puerpério e o aleitamento materno como processos fisiológicos; o preparo logístico, sinais e sintomas, e os cuidados pós-parto com a mulher e com o recém-nascido, estimulando o retorno aos serviços de saúde para consulta de puerpério e puericultura" - concluiu a secretária Rayla Nascimento.