09/12/2022 - Redação
Na noite desta quinta-feira, 08, a Câmara de Vereadores de Picos realizou sessão solene em homenagem aso engenheiros que atuam no município, assim como entregou o título de cidadania picoense, ao engenheiro civil Luiz Henrique Facchinetti.
Autoridades da engenharia, políticos e familiares dos homenageados participaram do momento. Na oportunidade, oito engenheiros receberam o diploma de homenagem do Legislativo Picoense.
“Nos dois anos de nosso mandato, homenageamos centenas de profissionais de inúmeras profissões. E pelo segundo ano consecutivo, estamos celebrando o “Dia dos Engenheiros” e reunimos engenheiros de todos os segmentos. Os profissionais da engenharia picoenses encontram-se em altíssimo nível de relevância, pois estamos representando até nacionalmente. Somos a engenharia que transforma, que gera empregos, que expande a economia e que produz desenvolvimento. É por isso que acreditamos, defendemos e valorizamos todos os profissionais da Engenharia”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha.
O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí (CREA-PI), engenheiro Ulisses Filho, ressaltou a importância da homenagem.
"Quero parabenizar a todos os vereadores que compõem essa Casa Legislativa por promover esse momento ímpar. Bom saber como os nossos amigos engenheiros são valorizados e prestigiados aqui. Todos são merecedores, pois conquistaram seus lugares com muito mérito”, disse Ulisses.
Título de Cidadania Picoense
De acordo com o presidente Chaguinha, Facchinetti prestou relevantes serviços para o município e viabilizou a implantação do núcleo e a construção do prédio da Agespisa de Picos.
“Na década de 1980, eu tive a honra de trabalhar ao lado do Facchinetti na Agespisa que ficava localizada numa casa alugada e precária. E foi ele que teve a ousadia de solicitar recursos através do Governo do Estado para adquirir terreno, criar o projeto e construir uma sede própria que funciona até hoje por mais de 30 anos. Muitos gestores o veem como referência de seriedade, compromisso e decência. Então, o legado do seu trabalho demonstra o seu interesse e seu carinho por Picos. Por esse amor à cidade de Picos, tivemos a iniciativa de homenageá-lo com este título de cidadão picoense”, disse Chaguinha.
Em seu discurso de agradecimento, Luiz Facchinetti destacou seu amor pela cidade de Picos.
“Agradeço a todos que estão presentes a este momento tão importante da minha vida. Me sinto feliz por ter realizado tanto pela cidade de Picos e agora mais feliz pelo reconhecimento. Apesar de eu não ter nascido aqui, eu já me sentia picoense por todos as longas décadas de trabalho dedicados a Agespisa e a Engenharia Civil. Aqui escolhi viver e aqui cumpri minha missão. Muitíssimo obrigado”, disse o novo picoense.