03/01/2023 - Redação
Por João Paulo Leal - Direto de Teresina
Em solenidade bastante concorrida, com a presença de diversas autoridades do Estado, o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (PSD) tomou posse na tarde de hoje, dia 03, na presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e vai comandar os destinos da entidade que congrega a maioria absoluta dos municípios piauienses pelos próximos dois anos. Confira Álbum!
O novo presidente da APPM, ao tomar posse, garantiu que vai lutar pelo fortalecimento do municipalismo piauiense, destacando que pretende focar na descentralização das ações da entidade e na capacitação de gestores.
Toninho de Caridade, como é mais conhecido, também agradeceu e reconheceu o apoio que teve de seus colegas prefeitos de norte a sul do Estado, o que resultou em sua vitória na disputa do dia 12 de dezembro, quando pelo placar de 104 a 64 votos ele foi eleito presidente da APPM. "São amigos que acreditaram em nossa proposta. Hoje temos uma missão muito grande que é defender o municipalismo. Daqui pra frente todos nós, juntos, vamos buscar o fortalecimento da instituição. O que posso dizer a todos os colegas prefeitos é que contem comigo, pois vou me doar de corpo e alma nesta missão", garantiu.
Dentre as autoridades presentes, estavam o governador do Estado, Rafael Fonteles, o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, os deputados federais Júlio César e Fábio Abreu, deputados estaduais eleitos e reeleitos, o então presidente da APPM, Paulo César de Moraes, dentre outros.
O governador Rafael Fonteles, ao parabenizar Toninho de Caridade pela posse, destacou que está firme no propósito de ampliar o diálogo com os prefeitos e de unir Estados e Municípios na luta por pautas de interesses comuns, dentre as quais a descentralização dos recursos da União. "Isso vai possibilitar maior contrapartida financeira para garantir serviços cada vez melhores à população", explicou.
Além de Toninho, que assumiu a presidência do Conselho Diretor, também tomaram posse os demais membros: 1° vice-presidente, Jovenícia Alves Oliveira Monteiro (Piripiri); 2° vice-presidente, Admaelton Bezerra Sousa (São José do Piauí); 3° vice-presidente, Lécio Gustavo Bezerra (Alvorada do Gurguéia); secretário geral, Manoel Portela Neto (Aroazes); primeira-secretária, Karine Aragão Cansanção (Cocal de Telha); segunda-secretária, Benedita Vilma Lima (São João do Arraial); tesoureiro geral, Tairo Moura Mesquita (Santo Inácio do Piauí); 1° tesoureiro, Raimundo Nonato Cardoso (Cocal); segunda-tesoureira, Gabriela Oliveira da Cruz (Capitão Gervásio Oliveira).
O Conselho Fiscal tem como presidente Diego Lamartine Teixeira (Amarante); vice-presidente, Genival Bezerra de Sousa (Joaquim Pires), secretário geral, Francisco Barroso de Carvalho Neto (Santa Cruz do Piauí) e suplentes: José Henrique Alves (Nossa Senhora de Nazaré), Julimar Barbosa da Silva (Pavussu) e Adeílson Antão de Carvalho (Francisco Macêdo).