01/04/2023 - Redação
A Prefeitura de Santana do Piauí na gestão “Uma cidade melhor para todos” da prefeita Maria José e do vice-prefeito Neli Borges, através da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Câmara de Vereadores, realizou na noite desta sexta-feira, 31, uma grande festa em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
A solenidade reuniu mais de 400 pessoas, na maioria mulheres. Conduzida pelo cerimonislista Victor Leal, a cerimônia foi aberta oficialmente pelo presidente da Câmara Municipal, João Guilherme, que convocou todos os presentes a entoar o hino municipal.
O evento foi presidido pela vereadora Clarete Rabêlo e teve animação musical da cantora Flávia Santos.
Professor Victor Leal conduz solenidade
Presidente da Câmara, João Guilherme, declara abertura oficial do evento em homenagem às mulheres
Cantora Flávia Santos anima festa das mulheres
Em seu pronunciamento ela agradeceu a João Guilherme por conceder a presidência da solenidade de homenagem às mulheres santanenses. Na oportunidade destacou que o Dia da Mulher é celebrado na data de 08 de março em todo o mundo, ao tempo em que saudou a prefeita Maria José, demais integrantes da mesa de honra, o público presente e em especial as mulheres homenagedas.
Vereadora Clarete Rabêlo preside solenidade
“Sintam-se todas agraciadas pela bravura, coragem e determinação”, disse direcionando a todas as mulheres que fazem o município de Santana do Piauí.
“Tomamos a iniciativa de realizar essa sessão solene porque ela é justa e digna de todas as mulheres desse território santanense. Como mulher piauiense, brasileira e mundial e na qualidade de vereadora, quero abraçar todas. Somos maioria: mulheres de todas as raças e todas as cores, de todos os perfis […]”, declarou a presidente da cerimônia destacando mais qualidades das mulheres de Santana.
A mesa de honra foi composta pela prefeita Maria José e pelo vice-prefeito Neli Borges, juntamente com secretário de Cultura Joseph Rickson, o vereador e presidente da Câmara João Guilherme, a veradora e vice-presidente da Câmara Clarete Rabêlo, os demais vereadores Antônio de Hercília, Francisquinho, Elenilza Gabriel, Marcus Vinicius, Deuzim, Ricardo da Lagoa; a diretora do Instituto Monsenhor Hipólito de Picos, Irmã Ana Tereza.
A vereadora Elenilza Gabriel, que está em seu primeiro mandato, cantou a música intitulada “Mulher”. Em seu pronunciamento destacou que as mulheres são sempre cuidadoras e dedicadas. “Todos os dias temos que ser mães, donas de casa, esposa, estudante, empreendeora. São muitas funções para uma pessoa só”.
Vereadora Eleniza Gabriel
Convidada de honra para a festa, a Irmã Ana Teresa Bezerra da Silva, diretora do I. M.H. fez seu pronunciamento encorajador.
Irmã Ana Tereza
“Nós somos responsáveis por fazer um mundo novo, com um novo olhar, um novo sentir, um novo empoderamento, novo ser, fazer forma em todas as coisas. Vamos nos empoderar cada vez mais, nos entregar cada vez mais as causas para que possamos desenvolver cada vez mais o senso, comprometido com a transformação da vida e dias melhores. Nunca desistam de sonhar e acreditar. Nunca desistam de ser aquela presença que faz um mundo cada vez mais belo”, declarou.
Quem se pronunciou foi o secretário de Cultura, Joseph Rickson. Ele agradeceu a todos os convidados que marcaram presença.
Secretário de Cultura Joseph Rickson
“É um momento especial e vocês merecem”, disse citando as personalidades homenageadas que representaram a Câmara, a Cultura, a Limpeza Pública, Jovens e Grupos Sociais, Religião, e o Poder Executivo.
João Guilherme fez um pronunciamento no decorrer da solenidade e declarou que a mulher é importante em todos os momentos.
“Sem vocês nada acontece. Vocês comandam todo mundo. Antes de fazer qualquer coisa eu consulto minha mãe, esposa e avó […] não pude deixar de acatar esse pedido de fazer essa solenidade. Devemos homenagear as mulheres todos os dias. Deixo meu abraço a todos que estão presentes. Que Deus abençoe todas vocês”, falou.
O vice-prefeito Neli Borges falou na ocasião que a festa era grande e maravilhosa. Ele parabenizou a vereadora Clarete e o secretário de Cultura pela iniciativa e mencionou o empenho da prefeita Maria José em prestar todo apoio assim como também falou no vereador João Guilherme.
Vice-prefeito Neli Borges
“Minha homenagem é para todas as mulheres do Piauí, do Brasil, do mundo e especialmente para as de Santana. A mulher é um ser importante na vida de cada homem. O homem só é um grade homem quando tem uma grande mulher”, revelou o vice-prefeito.
A prefeita Maria José em seu longo discurso de homenagem disse que a mulher precisa ter mais espaço na política e em outras repartições e setores da sociedade.
Prefeita Maria José
A chefe do Poder Executivo criticou a incidência dos casos de violência contra mulheres que acontece no Brasil e no mundo. Ela parabenizou as vereadoras Elenilza e Clarete, a Câmara Municipal e todos que colaboraram para a festa de homenagem.
“Inicio com o sentimento de uma mulher que acredita, defende e testemunha a grandeza da mulher como uma obra prima nas mãos de deus. A referênca feminina maior foi Maria a escolhida para ser a mãe do nosso salvador Jesus Cristo. Orgulhemo-nos de nossa jornada porque o que a gente faz de coração e bem feito fica marcado e Deus reconhece nosso pensamento”, disse recomendando as bênçãos de Deus na vida de cada um.
Os vereadores Marcus Vinicius, Deuzim, Ricardo da Lagoa, Antônio Joaquim (Antônio de Hercília), e Francisquinho, também fizeram uso da palavra para honegear as mulheres.
Marcus Vinicius
Deuzim
Ricardo da Lagoa
Antônio Joaquim
Francisquinho
Mulheres homenageadas e sorteio de brindes
Diversos brindes foram sorteados e entregues às mulheres, assim como os certificados de Títulos de Honra. As mulheres homeageadas foram: a prefeita Maria José (primeira prefeita mulher de Santana; a diretora do IMH, Irmã Ana Tereza; a professora e ex-vereadora Francinalva Brito; a primeira vereadora de Santana e sanfoneira, Roseli Francisca, Roseli Sanforneira; Aldenora de Sousa Moura – autora do Hino de Santana que foi representada na ocasião por sua irmã Socorro Oliveira; Maria José de Carvalho Leal; a ex-vereadora Ieda Leal; a professora Lourdes Gonçalves que representou sua mãe Maria de Martins; Maria Lorena representante de Maria Francisca de Sousa; Ana Dias que foi a primeira-dama de Santana; Maria Elismar representante da presidente do STR de Santana Terezinha Leal; Taila representando os jovens e as novas tecnologias.
Durante a sessão de homenagens foi mencionado ainda o nome da professora Inês Borges. Ao final da solenidade foi servido um lanche para todos os participantes.
Cidades na Net