13/05/2023 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, celebrou de 04 a 13 de maio o 65º Festejo de Nossa Senhora de Fátima, co-padroeira do município. Para os itainopolenses este período do ano é marcado pela fé e devoção, tempo de viver a comunhão e também de agradecer pelas graças alcançadas através da intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Confira Àlbum!
O evento religioso, que sempre reúne milhares de devotos da cidade e do interior, também atraiu caravanas de vários municípios da região, como Picos, Vera Mendes, Isaías Coelho, Aroeiras do Itaim, Geminiano, Jaicós, Patos, Floresta do Piauí, Sussuapara, dentre outras. O tema deste ano foi: “Maria, mãe e guia, ajuda-nos a viver a vocação cristã”
Após o novenário, iniciado no dia 04, a grande festa da Virgem de Fátima teve o seu encerramento na manhã deste sábado, dia 13, com a alvorada festiva, acolhida dos devotos e em seguida ofício dos louvores a Maria.
Por volta das 6h30 teve início a procissão até o Nincho de Fátima, no alto do morro, seguida de missa solene campal, com a participação na direção dos trabalhos litúrgicos dos sacerdotes: Pe. Miguel Feitosa Pereira (de Jaicós), Pe. Francisco Borges (Chiquinho, de Patos), Pe. Ramires Barros (de São Julião) e Pe. Francisco de Assis de Lima, pároco local.
Após a missa e retorno da imagem em procissão à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade, aconteceram a Quermesse e a rifa no de prêmios no Calçadão da Juventude.
PRESENÇA POLÍTICA
A 65ª Festa de Nossa Senhora de Fátima registrou a presença de muitas lideranças políticas e autoridades representativas, como o prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, a primeira-dama, Maria do Socorro, o vice-prefeito João Batista de Oliveira, a presidente da Câmara, Remédios Santos, vereadores e secretários municipais, dentre outros.
O prefeito Miguel Rodrigues destacou a expressiva participação dos devotos da Virgem de Fátima em mais uma grande festa. Ele disse que também é uma grande satisfação receber a visita dos fiéis de outras cidades, numa verdadeira integração. Miguel também enfatizou sobre a participação da Prefeitura no apoio logístico dos festejos, ao tempo que elogiou a organização, que ficou a cargo dos dirigentes da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa do pároco Francisco de Assis.
HISTÓRICO
Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição ocorreu no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
Na última aparição, identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.
O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.
Fonte: Wikipédia