Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Santa Cruz do PI recebe a Carreta da Mamografia e investe no rastreio e prevenção ao câncer de mama

26/06/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-a7334d98f2f866f8b2.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-a7334d98f2f866f8b2.jpg (Foto: Cidades na Net)

Uma ação conjunta realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, vai permitir que quase 300 mulheres possam realizar, de forma gratuita, o exame de mamografia.

Os atendimentos tiveram início na manhã desta segunda-feira, 26 de junho, na Secretaria Municipal de Saúde, onde está estacionada a Unidade Móvel de Mamografia equipada para a realização dos exames.

O foco da ação é o rastreio ao câncer de mama, um dos tipos mais comuns entre a população feminina, e que tem 95% de chance de cura quando descoberto precocemente.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Gláucia Portela, informou que o público alvo são com idade entre 40 e 69 anos. “A mobilização foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através dos meios de comunicação e com a participação direta dos agentes comunitários de saúde, que são os interlocutores entre a Saúde e as famílias na atenção primária em saúde.”, disse.  


Neste primeiro dia do mutirão foi priorizado o atendimento das mulheres da zona rural, tendo em vista que hoje, segunda-feira, é dia de feira livre e o acesso à cidade é facilitado.

A meta, segundo Gláucia, é atender 74 mulheres por dia, e com isso, ao final dos quatro dias de mutirão, deverão ser realizados 296 exames de mamografias. A unidade móvel vai permanecer no município até quinta-feira, dia 29. O atendimento tem início às 7h, e segue até às 17h.

O enfermeiro Ramiro Cortez, coordenador da Atenção Básica, destacou que essa é uma ação preventiva muito importante, eficaz e benéfica para a população feminina, principalmente aquelas mulheres que não tem condições de arcar com os custos do exame na rede privada.

“Vai desafogar a nossa fila de espera. Nós conseguimos uma quantidade boa para fazer uma cobertura eficiente em Santa Cruz. Se não fosse o mutirão, essas mulheres teriam que entrar na fila de espera e aguardar a liberação das vagas destinadas para o exame de mamografia, que possui um teto para o município.”, explicou Ramiro.

O prefeito Barroso Neto acompanhou o início dos atendimentos da secretária Gláucia Portela e do enfermeiro Ramiro Cortez. Em entrevista, ele enalteceu a ação.


“Essa é uma mais uma ação importante para o município de Santa Cruz do Piauí, por trabalhar de forma preventiva, por ser realizada aqui em nossa cidade, de forma mais acessível para a população, e, também, pela gratuidade. Aqui serão atendidas quase 300 mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde buscando identificar precocemente o câncer de mama ou alguma alteração nas mamas que possa ser cuidado.”

A aposentada Almira Joaquina da Silva Ribeiro, de 61 anos, que reside na comunidade Jenipapim, na zona rural do município, foi uma das mulheres contempladas com o exame gratuito.

Ela comentou que, em virtude da dificuldade de acesso e os custos para a realização da mamografia particular, talvez não fosse possível realizar o exame. “Eu digo que talvez eu nem ia fazer esse exame, porque as condições da gente é pouca, as coisas é tudo difícil, a gente carente. Mas tendo aqui na cidade, perto da gente, e de graça, eu não ia perder a oportunidade. A agente de saúde avisou e eu vim fazer.”, disse.

Facebook