07/07/2023 - Jesika Mayara
O município de São José do Piauí está entre as cidades que participam do projeto MPT na Escola, iniciativa realizada a nível nacional pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com os municípios, com objeto de combater o trabalho infantil.
Nesta quinta-feira, 06 de julho, a Prefeitura de São José do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a culminância do projeto e selecionou os trabalhos de alunos para participação na etapa estadual. O momento foi realizado na Creche Municipal Tia Joana.
Em São José do Piauí, o projeto foi coordenado por Maria Montinelli Borges Leal e Alessandra Moura Pacheco e foi desenvolvido nas seguintes escolas: Escola Municipal Severo Eulálio (sede); Escola Municipal São João Batista (Atalho) e Escola Municipal Borges Marinho (Baixio).
Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas atividades como produção de contos, poesias, desenhos e músicas, sendo vencedores da etapa municipal os seguintes alunos:
Conto – Felipe de Sousa Silva e Luan da Silva Batista (5º ano da E. M. São João Batista);
Poesia – Rayane de Moura Silva (5º ano da E. M. Borges Marinho);
Música – Amanda de Moura Sousa, Dariely de Moura Sousa, Rayane de Moura Silva e Vitória Barros Borges (5º ano da E. M. Borges Marinho);
Pedro Henrique Bezerra da Silva (4º ano da E. M. Severo Eulálio).
O momento contou com a presença do prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra; do vice-prefeito Joseídney Bezerra; da secretária de Educação, Cileide Bezerra Borges Farias; do presidente da Câmara Municipal, Manoel Neto; dos vereadores Edilson Cavalcante, Antônio Gabriel, Clenilde Bezerra, Elioneide Brito, Josiel Mendes, Laécio Cruz, Pablo Alencar e Valdimiro Santos; das coordenadoras do MPT na Escola no município Maria Montinelli Borges Leal e Alessandra Moura Pacheco; do assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho, Júlio César de Moura Luz; de secretários municipais, professores, diretores e pais de alunos.
O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, comentou sobre a importância do MPT na Escola e destacou que o município se mobiliza contra o trabalho infantil. O gestor ainda parabenizou todos os envolvidos no projeto.
“O município de São José do Piauí está entre as 40 cidades do Piauí que aderiram ao projeto MPT na Escola. Se trata de um projeto muito importante, visto que, combate o trabalho infantil e fomenta a participação das crianças nas ações de mobilização contra o trabalho infantil. Na oportunidade, foram premiados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais para representar o nosso município na etapa estadual do MPT na Escola, então parabenizamos todos os alunos e professores que envolvidos no projeto”, frisou o gestor municipal.
A secretária de Educação de São José do Piauí, Cileide Borges, destacou a alegria pela realização do projetos nas escolas municipais. Ela também falou sobre a importância do MPT na Escola e parabenizou os alunos e equipe envolvida no projeto.
“É com grande alegria e satisfação que nos reunimos hoje para celebrar a culminância do projeto MPT na Escola, uma iniciativa valiosa que busca conscientizar nossos alunos sobre a importância de combater o trabalho infantil. Nesta ocasião, também tivemos a honra de apresentar os resultados dos concursos de desenho, conto, poesia e música realizados nas nossas escolas da Rede Municipal de Ensino”, afirmou.
Segundo o assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho, Júlio César de Moura Luz, São José do Piauí foi o único município do estado do Piauí que aderiu voluntariamente ao projeto.
“São José do Piauí foi o único município do estado que recebemos a adesão voluntária, os outros municípios foram notificados para participar por conta de critérios estabelecidos de índice de trabalho infantil dos municípios e depois foi aberto junto a Confederação Nacional dos Municípios para que os municípios que quisessem aderir voluntariamente ao projeto fizessem sua inscrição, e São José foi único do estado que fez e parabenizo a gestão por isso”, pontuou.
Além de São José do Piauí, também participam do projeto os seguintes municípios: Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí, Valença do Piauí, Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Paulistana, Simões, Miguel Alves, Jaicós, São João do Piauí, Esperantina, Picos, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, Oeiras, Wall Ferraz, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Demerval Lobão, Francisco Santos, Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.
Cidades na Net