19/08/2023 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
Os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de Sussuapara participaram na manhã de hoje, dia 19, do “Sabadão Intensivo” quando realizaram o primeiro simulado de preparação para a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB-2023). Os discentes dessas turmas farão este ano a prova nacional, que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A aplicação deste primeiro simulado aconteceu no Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo, no Centro da cidade, e contou com a participação de professores e coordenadores de ensino, além de dirigentes da Secretaria Municipal de Educação, como a secretária Jesuíta de Araújo Rocha, que na ocasião explicou que a ação tem como principal objetivo elevar o índice local do IDEB para a média 6.0.
“Essa atividade visa fortalecer as ações pedagógicas planejadas para serem executadas em sala de aula. Nossa expectativa é voltada para melhoria do rendimento, garantindo, com isso, o fortalecimento da prática educativa em parceria com a escola, família e comunidade”, ressaltou a secretária.
A secretária Jesuíta Rocha disse, ainda, que outras atividades já estão previamente definidas para os próximos dias e meses, como o segundo simulado com os descritores, no II Sabadão Intensivo, marcado para o dia 30 de setembro e a Gincana do SAEB e terceiro simulado no dia 28 de outubro.
PROVA SAEB
Em 2023, alunos de todo país realizarão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, segundo o Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).