19/09/2023 - Jesika Mayara
O número de queimadas registradas no Piauí nas últimas 48 horas foi o maior de todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registados 417 focos de incêndio no território piauiense, 14% de todas as queimadas registradas no Brasil
Os incêndios estão concentrados na região Sul e Oeste do estado. A maioria das queimadas aconteceu no território de Baixa Grande do Ribeiro: foram 52 focos de incêndio nas últimas 48 horas. A cidade foi a quinta do país que mais registrou incêndios.
O Piauí registrou 5.779 focos de queimadas até setembro de 2023. O número vem crescendo e 2.474 focos foram registrados somente nos primeiros 18 dias de setembro, sendo um número superior se comparado a todo o mês de outubro.
Em 2023, setembro foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 43% das ocorrências. O estado perde apenas para o seu vizinho, Maranhão, que nesse período registrou 10.176 focos de incêndio. O Piauí fica na sexta colocação entre os estados com maior número de focos no país.
B-R-O bró
O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que contribuem para os casos de incêndio.
Segundo a climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, uma forte onda de calor pode fazer alguns municípios ultrapassarem os 40 °C.
“Existe uma onde de calor se aproximando e isso influenciará principalmente nos municípios da proporção sul do Estado. Isso vai impactar ao ponto de que alguns municípios vão ultrapassar cerca de 40°C, como aconteceu na última semana, me diversos municípios que chegaram a 41,5°C”, afirmou.
Também segundo a meteorologista, na última semana, a cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, apresentou 41,5°C, batendo um recorde de maior temperatura já registrada nos últimos 10 anos.
Canal de atendimento
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.
Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693.
G1Piauí