27/09/2023 - Jesika Mayara
Como forma de capacitar os servidores de diferentes pastas, a Prefeitura de Santana, através da prefeita Maria José (PP) realizou uma serie de palestras motivacionais destinadas a categoria.
A ação teve como objetivo proporcionar momentos de interação, aprendizado, troca de experiências, ressignificação de crenças e atitudes e assim focar no melhor para atender a população santanense.
Programação
A programação contou com três momentos. Onde palestras com temas específicos para cada área trouxe reflexões, oficinas, dinâmicas e intervenções.
Os servidores da saúde foram os primeiros a participar da ação, que teve como tema “Você é chave para construir sua visibilidade no serviço público”. A atividade, que aconteceu no Centro de Convivência no Centro da cidade, foi ministrada por Ricardo Rico, de Recife (PE), que é designer de experiências e aprendizagem.
Matéria Relacionada: Saúde de Santana do PI promove palestra de aprendizagem voltada aos servidores da pasta
O segundo momento aconteceu com a equipe da Secretaria de Assistência Social. Com o tema: “Gostar de atender e servir – apreciações e perspectivas”, os funcionários viveram uma verdadeira imersão de conhecimentos e experiências. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores.
No segundo dia de imersão, na quarta – feira (27), os colaboradores da Secretaria Municipal de Educação trabalharam a temática: “Educação & conquista – uma construção coletiva”. O ato aconteceu na Escola Municipal, Professor Pascoal Borges Leal.
O palestrante
Ricardo Rico viaja o Brasil inteiro e em entrevista ele falou da importância dos momentos para melhorar a qualidade dos serviços públicos de Santana.
Ele também elogiou a prefeita Maria José e os secretários municipais, por apoiar e entender que são necessárias ações como essa para capacitar os profissionais.
“Acredito que Maria José sai na frente até pelo seu histórico, por ser professora e entender que as Secretarias funcionarão cada vez melhor quando esses profissionais tiverem primeiro um domínio de conteúdos para atender o seu público. E os secretários sempre mobilizando os seus servidores nesse sentido, de que é necessário sim está buscando inovações através do conhecimento para um atendimento melhor ao cidadão santanense, e dessa maneira fazer uma gestão diferenciada, onde possamos dizer que a pessoa humana é o mais importante dessa gestão”, finalizou Ricardo.
Prefeita se fez presente e aposta em resultados
Presente nos três momentos, a prefeita Maria José, A prefeita Maria José explicou sobre a realização das atividades e contou que as ações têm o objetivo de preparar os profissionais do serviço público para melhor atender a população santanense.
“Eles pararam suas atividades rotineiras de atendimentos a população para essa capacitação, e busca por novos conhecimentos, com o objetivo de preparar os nossos profissionais para enfrentarem os desafios de trabalhar com o público que não é igual, existe diferenças e o servidor tem que ter essa habilidade para trabalhar com todas as pessoas do município. Distribuímos esses momentos com o professor Ricardo por público-alvo, que são atendidos através das Secretarias maiores que tem uma grande demanda como os servidores das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Para nós, enquanto gestão pública é essencial cuidar dos nossos servidores e consequentemente do nosso povo”, concluiu a gestora.