07/10/2023 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
O prefeito de Santa Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto, lançou na manhã de hoje, dia 07, durante solenidade na sede da Prefeitura, o Festival de Cultura 2023 que ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro deste ano, no Espaço de Eventos entre a praça Clementino Martins e o Mercado Municipal. Na oportunidade, o gestor também anunciou as principais atrações do evento.
O festival tem como objetivo valorizar e divulgar os talentos locais, além de proporcionar lazer e entretenimento para a população santa-cruzense e da região. Como atrações já confirmadas, o prefeito Barroso Neto anunciou para o dia 31 a banda Mastruz Com Leite e a cantora Mara Pavanelly e no dia 1º de novembro, véspera de feriado, as atrações serão Jotavê e Tarcísio do Acordeom.
De acordo com Barroso Neto, o festival deste ano tem tudo para ser o maior de todas as edições, não só pelas atrações de renome nacional como também pela estrutura e organização empenhadas no evento. “Estamos preocupados em proporcionar um evento seguro para os participantes e com isso teremos mais de 60 homens garantindo a segurança, tanto policiais militares quanto seguranças particulares” – comentou.
Ele aproveitou para citar e agradecer o apoio que teve para a realização do Festival de Cultura 2023, do governador Rafael Fonteles, dos deputados federais Florentino Neto e Jadiel Alencar, bem como dos deputados licenciados e secretários de Estado, Nerinho (Defesa Civil) e Pablo Santos (Turismo).
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Gláucia Portela, destacou a expetativa para o momento. “É uma festa bonita, tradicional, e não tem como ser pequena, já nasceu grande, e esse ano vai ser ainda maior. Então, estamos muito felizes por anunciar este grande festival”, falou.
O médico Jurandir Filho fez um retrospecto do evento, que teve início na gestão de seu pai, Jurandir Martins. “Há 25 anos essa festa teve início com o nome de Finafolia, um evento que muitos achavam estranho, por ser no dia 2 de novembro. Já em 2005, quando Jurandir retornou à Prefeitura, o evento foi antecipado para o dia 31 de outubro e 1º novembro, mudando o nome para Santa Cruz Folia. E em 2017, já com o prefeito Barroso Neto, intitulamos de Festival de Cultura” – relembrou, acrescentando que esse é o sentido principal da festa: o de valorizar a cultura local e regional. “Hoje estamos anunciando as atrações de renome nacional, mas nos próximos dias vamos anunciar a programação completa do evento” – destacou.
Também estiveram presentes na Prefeitura, durante o lançamento do Festival de Cultura, todo o secretariado da gestão municipal, bem como o presidente da Câmara, Jamilson Marta, os vereadores Raimundo Neto, Diogo Leônidas e Neto Moreira, o diretor administrativo do HRJL de Picos, Rossini Filho, os ex-prefeitos Jurandir Martins e Jandira Martins, empresários Magenor e Ozaná Gonçalves, dentre outros.