22/10/2023 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
A convenção de renovação do Diretório Municipal do MDB de Picos, realizada ontem, dia 21, foi bastante movimentada. O evento, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença das maiores lideranças da sigla no Estado e serviu também para o lançamento da pré-candidatura do deputado Pablo Santos ao Palácio Coelho Rodrigues, que na ocasião ainda ganhou de brinde a declaração de apoio do deputado Thales Coelho e de seu grupo local de aliados.
Porém, outro fato chamou a atenção dos presentes ao evento partidário, principalmente daqueles que entendem e conhecem os bastidores da política regional. Ao usarem a tribuna, o senador Marcelo Castro, presidente da Executiva Regional do MDB e o governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), dedicaram boa parte de seus discursos para lançarem o nome do deputado estadual Severo Eulálio ao cargo de deputado federal na eleição de 2026.
Tanto Marcelo Castro quanto Themístocles Filho têm filhos exercendo mandatos na Câmara dos Deputados: Castro Neto e Marco Aurélio Sampaio, respectivamente e, clarividente, que não deixarão de apoiá-los no próximo pleito. No entanto, eles destacaram que já passou da hora da grande região de Picos voltar a ter um representante no Congresso Nacional, dada sua importância política e econômica no cenário estadual. “Picos merece ter novamente um deputado federal e Severo Eulálio é o nome ideal para ocupar a cadeira que já foi de seu avô” – comentou Marcelo Castro, em referência ao ex-deputado federal e ex-prefeito de Picos, Severo Maria Eulálio.
O governador em exercício Themístocles Filho também incentivou a pré-candidatura de Severo Eulálio a deputado federal, enfatizando que os grandes projetos só saem do papel por meio de recursos federais. “O Pablo vai precisar de alguém preparado lá em Brasília para liberar esses recursos e ajuda-lo em sua administração” – ressaltou.
Eleito para o seu terceiro mandato em 2022 com a segunda melhor votação para deputado estadual, Severo Eulálio vai assumir em 2025 a presidência da Assembleia Legislativa e no pleito de 2026 ainda estará dirigindo o Legislativo Piauiense, o que não deixa de ser uma excelente vitrine para uma candidatura de deputado federal.