02/12/2023 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu na noite desta sexta-feira (01), o tradicional Acender das Luzes de Natal.
Em sua 7ª edição o Natal Luzes e Cores mudou a abordagem de anos anteriores, quando o personagem homenageado era sempre o Papai Noel, e focou no tema: Cristo o Verdadeiro Sentido do Natal.
Com isso vários elementos relacionados ao nascimento do Menino Jesus predominaram em meio a ornamentação da Praça Clementino Martins, como o presépio, a Estrela Guia, a mangedora, os Reis Magos e os anjos.
Contudo, a ornamentação manteve a presença de figuras clássicas, entre as quais a Árvore de Natal, o próprio Papai Noel, bonecos de neve, renas, trenós, a casa do bom velhinho, na forma de um Castelo, além de outras simbologias que fazem alusão a data.
A programação teve início com uma apresentação do cantor, Marquinhos Pacheco, e logo em seguida, as 19h00min, aconteceu a contagem regressiva para o Acender das Luzes de Natal.
Nesse momento, todas a luzes natalinas das ornamentações da Praça Clementino Martins, e adjacência, foram acesas e aconteceu ainda uma queima de fogos de artificio que também abrilhantou o momento festivo.
No seu discurso o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso neto (PT), frisou que foi uma alegria e uma satisfação promover pelo sétimo ano o Natal Cores e Luzes.
“Quero agradecer a presença de todos, as inúmeras famílias que estão aqui, a vice-prefeita, Gláucia Portela, a secretária de Assistência Social, Joseudes Barbosa, a todos os funcionários da Secretaria de Assistência Social que se empenharam para promover essa linda festa, e agradecer também as famílias que doaram garrafa pet para que pudéssemos produzir essa linda ornamentação”, agradeceu Barroso Neto.
A secretária de Assistência Social, Joseudes Barbosa, agradeceu ao empenho de todos os funcionários dos mais diversos programas da pasta como CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Crianças Feliz, Melhor Idade e Casa da Juventude.
“Estou muito grata por essas pessoas que são os verdadeiros protagonistas desta noite, pessoal vocês não imaginam o trabalho que essas pessoas fazem nos bastidores, e eu só queria dizer muito obrigado a toda essa equipe”, elogiou Joseudes Barbosa.
A vice-prefeita, secretária municipal de Saúde e uma das idealizadoras do Acender das Luzes de Natal, Gláucia Portela (Progressistas), lembrou que em 2017 quando o evento teve início a administração municipal se espelhou no exemplo de Ipiranga do Piauí e ressaltou que atualmente a ornamentação natalina do município santacruzense é uma das mais bonitas de toda a Região.
“E aí nós conversamos com as meninas do CRAS e trouxemos uma pessoa do Ipiranga para ensinar a trabalhar com essas garrafas pet e daí em diante as meninas do CRAS com tanto talento que elas têm conseguiram superar o Ipiranga e hoje e nós temos o Natal mais bonito da Região”, explicou.
No que diz respeito a escolha do tema “Cristo o Verdadeiro Sentido do Natal”, Gláucia Portela colocou que com essa aborgadegm a administração municipal quis focar no nascimento de Cristo Salvador.
“Na maioria das vezes a gente pensa que o Natal é só Papai Noel, é troca de presentes, é brinquedo, é festa, é ceia, quando o verdadeiro sentido é Jesus que é a figura principal, pois é ele que nos vai dá a vida, vai dá força, vai dá coragem para seguir e é ele que nos dá o ensinamento de todos os dias de alguém que deu a vida para nos salvar, então é esse o verdadeiro sentido do Natal”, completou a vice-prefeita.
Após a abertura, a programação teve continuidade com apresentações dos grupos de balé infantil da Secretaria de Assistência Social, dos corais de crianças, adultos e idosos, tanto dos diversos grupos da SEMAS como das igrejas católica e evangélica.
As apresentações foram intercaladas com os sorteios de 25 brindes sorteados entre os munícipes que trocaram garrafas pets, para confecção da ornamentação de Natal, por cupons que davam o direito a participar do sorteio dos presentes angariados junto a parceiros e componentes da administração municipal.