30/04/2024 - Jesika Mayara
O boletim do Ministério da Saúde informou que subiu para sete o número de mortes por dengue no Piauí em 2024. O óbito mais recente é de um paciente de 51 anos oriundo da cidade de Bom Jesus. A cidade registra cinco das sete mortes pela doença no Piauí. As outras duas mortes foram registradas em Manoel Emídio e João Costa.
De acordo com o painel, uma morte suspeita de dengue está em investigação. Já são 7.988 os casos prováveis, que não tiveram a comprovação laboratorial, mas por meio de exames clínicos.
Em Bom Jesus, onde ocorreram 70% das mortes por dengue no estado, a Secretaria da Saúde (Sesapi) cita que ações têm sido adotadas para reduzir a incidência da doença, como o uso de carro fumacê e campanhas de prevenção à proliferação do mosquito.
Uma reunião que irá ocorrer na tarde desta terça (30) irá discutir uma provável redistribuição de doses de vacina contra a dengue para a região que está com alta incidência de óbitos e casos. O Piauí recebeu 5 mil doses da vacina na última sexta-feira (26), mas a previsão é receber 87 mil doses para 29 municípios da região metropolitana de Teresina.
De acordo com a reunião, o Ministério da Saúde determinou que a imunização deva ocorrer dentro dos critérios já estabelecidos, entre eles o de público-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Cidade Verde