03/05/2024 - Jesika Mayara
Equipes de buscas localizaram, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (3), os corpos de dois dos três adolescentes desaparecidos após um banho no Rio Parnaíba em Luzilândia, no Norte do Estado.
Ainda não foi possível identificar quais foram os adolescentes encontrados, já que os corpos estão deformados. O Corpo de Bombeiros e voluntários seguem nas buscas para localizar o terceiro corpo.
As equipes acreditam que o terceiro adolescente possa estar perto do local onde os outros dois corpos foram encontrados. Os três desapareceram no último dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
Um quarto adolescente conseguiu ser salvo por um pescador e sobreviveu. De acordo com informações de populares, eles estavam nas margens do rio, mas a correnteza no Rio Parnaíba na região está forte e isso pode ter sido uma das causas do afogamento. Chovia no momento do incidente. As equipes do Corpo de Bombeiros de Teresina e de Piripiri se deslocaram ainda na noite de quarta-feira (1º).
Bombeiros orientam para os cuidados ao nadar em açudes e rios
O Corpo de Bombeiros faz um alerta para os riscos de banhar em rios e açudes nesta época do ano no Piauí quando esses locais registram aumento de volume em decorrência da chuva. Fenômenos como a cabeça d’água são comuns nesta época. Trata-se de um aumento rápido e repentino do níveo de um rio corrente ou cheio, devido às chuvas nas cabeceiras.
Quem busca rios e açudes como opções de lazer deve ficar atento ao nível da água, porque estes locai podem esconder situações perigosas.
Veja abaixo as dicas de segurança para evitar afogamentos:
-Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe
-Não ultrapasse faixas e placas de avisos
-Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
-Procure sempre local onde exista a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros
-Evite nadar sozinho;
-Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água
-Não se afaste da margem
-Não salte de locais elevados para dentro da água
-Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado
-Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
-Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
-Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas
-Não abuse se aventurando perigosamente
-Não deixe as crianças sozinhas
Fonte: Portal O Dia