17/05/2024 - Redação
A Prefeitura de São João da Canabrava, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando durante essa semana diversas atividades em alusão a campanha “Maio Laranja”, mês de conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na segunda-feira (13) e na terça-feira (14) foram realizados trabalhos nas escolas, em parceria com professores e equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), abordando a importância da prevenção e do combate ao abuso sexual infantil, além de fornecer informações sobre como identificar e denunciar casos suspeitos.
Na quarta-feira, 15 de maio, a equipe da Assistência Social e o Conselho Tutelar realizaram visitas aos órgãos públicos, comércios e bares da zona rural, distribuindo cartazes e realizando panfletagem com orientações sobre a campanha. O objetivo foi sensibilizar a comunidade rural sobre a gravidade do tema e promover uma rede de proteção para crianças e adolescentes.
Panfletagem na zona rural
As visitas e a panfletagem continuaram na quinta-feira, 16 de maio, desta vez nos órgãos públicos, comércios e bares da sede do município, sendo seguido por uma blitz educativa. A ação visou ampliar o alcance da campanha, garantindo que mais informações chegassem a um público ainda maior e diversificado.
Panfletagem na zona urbana
Neste dia 16, no turno da tarde, houve uma palestra de orientação sobre a campanha com os pais e responsáveis dos alunos do Ginásio Municipal João José Batista.
Palestra foi realizada no Ginásio Municipal
O ponto alto das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 17 de maio, com uma caminhada de mobilização pelas principais ruas da cidade. Participaram do momento crianças e adolescentes do Ginásio Municipal João José Batista, equipe da Assistência Social; conselheiros tutelares e membros do CMDCA, que saíram da escola e percorreram ruas da cidade até retornarem à instituição. A caminhada simbolizou o compromisso da gestão de São João da Canabrava na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Caminhada de concientização nas ruas da cidade
Durante todo o percurso da caminhada, profissionais explicaram por meio de um carro de som sobre os sinais de violência e abuso contra as crianças e os adolescentes, e como denunciar.
Informações foram repassadas na caminhada
“Estou muito feliz por estar participando desse momento tão importante de conscientização e que trata de um tema extremamente significativo. Gostaria de dizer que nossas crianças e adolescentes são o principal foco da nossa gestão e que queremos zelar e protege-las. Agradeço a presença de todos os participantes e cada um que nos ajudou a organizar esse evento, pois juntos somos mais fortes”, disse a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Niciana Cavalcante.
Niciana Cavalcante, primeira-dama
A diretora do Ginásio Municipal João José Batista, Luzinete Rocha, falou sobre a importância das atividades realizadas durante toda a semana. “Esse foi um momento muito importante porque tratamos sobre o cuidado com as nossas crianças e adolescentes. Durante todo o mês nós nos reunimos com os pais e responsáveis para tratar sobre a temática, buscando conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes”, disse a diretora.
Luzinete Rocha, diretora do Ginásio Municipal
O aluno do Ginásio João José Batista, João Everton, que participou de toda caminhada nesta sexta-feira, falou sobre a mobilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “É muito importante, pois fala de algo sério e perigoso que é a exploração sexual contra as crianças e adolescentes. É necessário que haja a denúncia para estes casos, e foi esse o foco desta caminhada, alertar a população quanto os meios para denunciar, através do Disk 100 e do Conselho Tutelar”, finalizou o aluno.
João Everton
A programação da campanha "Maio Laranja" segue no domingo (19) com uma blitz educativa e panfletagem na feira livre, por meio do Conselho Tutelar e equipe do Social, e também, com uma palestra na Escola Municipal Professor Antônio Isidorio de Abreu, no povoado Conceição, na quarta-feira, 22 de maio, às 16h.
Fonte: Folha Atual