03/06/2024 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Fronteiras, por meio da articulação do Selo Unicef, Conselho Tutelar, Nuca, CMDCA e de equipes das Secretarias Municipais, promoveu no Auditório Dona Quinô, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021/2024.
No evento, que teve como tema “Avaliando as conquistas e identificando os desafios”, foram apresentadas as atividades desenvolvidas do Plano de Ação elaborado no 1º Fórum Comunitário, promovido em 2021, em prol das crianças e adolescentes.
Quando o prefeito Eudes Agripino Ribeiro assinou a adesão ao Selo Unicef, o município seguiu a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, garantindo que as ações acontecessem de forma Intersetorial e integrada.
Logo após a composição da mesa de honra e a entoação do Hino do Município, a articuladora do Selo Unicef, Inácia Ribeiro, e ainda, mobilizadoras do Nuca, Educação, Saúde e Assistência Social explanaram como a metodologia do Selo Unicef tem ajudado, por meio das ações desenvolvidas, na garantia dos direitos de cada criança e adolescente do município.
Em seguida, crianças do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho deram um show durante uma apresentação cultural.
A programação seguiu com a apresentação dos Resultados Sistêmicos, onde representantes de cada equipe destacou algumas ações estratégicas desenvolvidas no decorrer dos últimos quase quatro anos que beneficiaram diretamente crianças e adolescentes do município.
O prefeito Eudes Ribeiro manifestou sua alegria pelo que foi apresentado no Fórum. “Estou satisfeito por tudo que vi aqui hoje, o que foi colocado por todos os setores e segmentos da administração. O resultado apresentado neste Fórum pelas equipes mostra que alcançamos e, até avançamos ainda mais, quanto aos indicativos propostos pelo Selo Unicef. A nossa mensagem é de agradecimento, pois esta conquista é de todos os seguimentos da administração. Estamos convictos que conquistaremos mais uma certificação do Selo Unicef”, destacou o gestor.
Em seu discurso, a articuladora Inácia Ribeiro falou sobre o trabalho desenvolvido na busca pelo Selo. “Somente através de um esforço conjunto foi possível enfrentar os desafios, e realizar com eficácia as ações sugeridas, objetivando construir um futuro mais justo e sustentável para as crianças e adolescentes fronteirenses. Certa de termos realizada as ações propostas pelo Unicef, continuaremos desenvolvendo atividades em prol das nossas crianças e adolescentes, porém com a certeza, que seremos reconhecidos, recebendo a certificação do Selo Unicef, visto que o trabalho foi realizado com eficiência, resultado e qualidade”, disse.
O 2º Fórum Comunitário, que é uma das estratégias para conquista do Selo Unicef, contou com a participação do prefeito Eudes; da primeira-dama Zildênia Ribeiro; vereadores; secretários municipais; de crianças e adolescentes; da articuladora do Selo; conselheiros tutelares; adolescentes do NUCA; membros do CMDCA e da população em geral.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como proposito estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia legal.
Fonte: Folha Atual