Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Festa do Vaqueiro de Francisco Santos celebra maior símbolo da cultura nordestina

14/07/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-6d3b457fc8891156eb.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-6d3b457fc8891156eb.jpg (Foto: Gelimar Moura)

O município de Francisco Santos festejou um dos maiores ícones da cultura nordestina. Símbolo de resistência, bravura e do conhecimento na Caatinga brasileira, o vaqueiro tem sua representação enaltecida. Confira Àlbum!

A Festa do Vaqueiro de Francisco Santos, que chega a sua sexta edição, reuniu a comunidade e celebrou a história e cultura da cidade. Este ano com a realização da I Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu na sexta-feira, 12.

Feira abre a 6ª edição da Festa do Vaqueiro de Francisco Santos

A programação do sábado, 13 de julho, começou logo cedo com a cavalgada pelas ruas da cidade, missa campal, café da manhã, almoço e show com a banda Circuito Musical e atrações locais.

 


Organizada por Eduardo Banzeiro e Nilson Banzeiro o evento conta com apoio do poder público estadual e municipal e de organizações de incentivo ao turismo, à aprendizagem rural e ao empreendedorismo através da Secretaria de Estado do Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“Esse evento é sem fins lucrativos, sem partido e reúne fé, cultura e tradição. Começamos vendendo 150 camisas nas primeiras edições e em 2024 contamos com mil pessoas. Esse evento é uma tradição da minha família e resgatamos e a população tem abraçado e estamos ganhando visibilidade e reunindo vaqueiros não só de Francisco Santos, mas de toda a região”, disse Eduardo Banzeiro.

A Festa contou com a presença dos deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto, que visitaram os estandes e prestigiaram os shows.

Em Francisco Santos, uma lei municipal instituiu o Dia do Vaqueiro, que é comemorado no segundo sábado do mês de julho. Eduardo Banzeiro convida as pessoas que ainda não conhecem o evento, ou não tiveram oportunidade de prestigiá-lo, a participarem das próximas edições.

“Para os que não participaram peço que convidem aquela pessoa que goste de vaquejada e venha celebrar conosco esse momento. É uma festa que já está no nosso calendário. Então convide mais um, traga a família, traga seu filho, traga sua esposa. Essa é a festa da família francisco-santense”, ressaltou.


 

 

Facebook