Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Caixas pretas de avião que caiu em Vinhedo já estão com a FAB

11/08/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-9c3183b76da7c9fe7b.jpg (Foto: Divulgação/Cenipa)
P40G-IMG-9c3183b76da7c9fe7b.jpg (Foto: Divulgação/Cenipa)

A Força Aérea Brasileira (FAB) já está de posse das duas caixas pretas do avião ATR-72 que fazia o voo 2380, de Cascavel para Guarulhos, e caiu em Vinhedos nesta sexta-feira (09) matando 61 pessoas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já deu início à investigação, mas ainda não forneceu um prazo para que as causas do acidente sejam esclarecidas. Isso vai depender do grau de destruição dos gravadores.

Foram recolhidos dois equipamentos nos destroços da aeronave matrícula PS-VPB, da Voepass: o Cockpit Voice Recorder (CVR), que grava os diálogos entre piloto e co-piloto na cabine de comando, e o Flight Data Recorder (FDR), que grava todas as instruções enviadas aos sistemas eletrônicos do avião e permite entender o parâmetro de funcionamento dele durante o voo. No FDR são gravados dados como configurações do motor e das superfícies de controles, velocidade em relação ao ar, posição, altitude e outras informações de desempenho da aeronave.

Em coletiva de imprensa neste sábado (10), o Brigadeiro do Ar, Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, disse que as caixas pretas do voo 2380 serão analisadas com a maior celeridade possível, mas que não tem como precisar um prazo para que isso seja feito, porque cada caso possui suas particularidades, o que pode demandar tempos de análise diferentes.

O chefe do Cenipa pediu paciência e compreensão e reforçou o compromisso de manter a transparência durate todo o processo investigativo e colaborar com as autoridades competentes.

"Nós trabalhamos com fatores contribuintes com o objetivo de emitir recomendações de segurança de voo. Nossa investigação não é punitiva, trabalhando com o princípio da máxima eficácia preventiva, que significa fazer prevenção com mínio grau de insegurança. Assim, é importante deixar claro que, diferentemente da investigação judicial, a investigação do Cenipa tem apenas o objetivo de entregar segurança para a sociedade", enfatizou o Brigadeiro do Ar

Os primeiros corpos dos passageiros e tripulantes da aeronave foram localizados e retirados do local do acidente para serem encaminhados ao IML, onde passarão por perícia e identificação. O acidente O Cenipa disse nesta tarde que ainda é cedo para falar em previsão de término dos trabalhos no local da queda do avião. Até por volta das 13h30, ao menos 31 das 61 vítimas fatais da queda do avião já havia sido localizadas.

 

POrtal O DIa

Facebook