Picos(PI), 22 de Outubro de 2024

Matéria / Política

Themístocles Filho assume governo durante viagem de Rafael Fonteles à Ásia

10/10/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-58238754d533ca0023.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-58238754d533ca0023.jpg (Foto: Reprodução)

O governador Rafael Fonteles realizou a tradicional transmissão do cargo para o vice-governador Themístocles Filho na tarde desta quarta-feira (9). Até o dia 18 de outubro, o governador vai cumprir missão empresarial na China e acompanha estudantes que estão em intercâmbio na Coreia do Sul. Themístocles ficará como governador em exercício até o retorno do de Fonteles.

Rafael Fonteles ressaltou que a visita à China é estratégica do ponto de vista econômico. “Estamos indo a uma missão na China e na Coreia do Sul. Na China, vamos liderar uma missão empresarial com empresários piauienses para fortalecer o comércio internacional entre o Piauí e a China. Já em Seul, vamos recepcionar estudantes da rede pública que estão em intercâmbio tecnológico”, destaca.

Rafael Fonteles vai à Ásia para tratar da missão oficial realizada em outubro de 2023, na qual foram firmados o Acordo de Irmã Nação entre o Piauí e Fujian, o Memorando de Entendimento entre o Porto Piauí e o Porto de Xiamen e o Memorando de Entendimento entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e a Free Trade Zone de Xiamen.

Na China, Rafael e a comitiva piauiense visitarão Macau entre os dias 11 e 12; Xiamen entre os dias 13 e 15; e Guanzhou entre os dias 15 e 16. Na Coreia do Sul, a visita será à capital, Seul, em 16 e 17 de outubro. O objetivo é conhecer mais do modelo Coreano de ensino, com uma visita à Korea Vocational College.

A comitiva piauiense que visitará a Ásia é composta ainda pelos secretários Chico Lucas (Segurança), Washington Bandeira (Educação), Leonardo Sobral (DER-PI) e pela primeira-dama, Isabel Fonteles, coordenadora do Comitê Técnico de Monitoramento do Pacto pelas Crianças. A viagem inclui diversas agendas, como a inauguração do escritório da Investe Piauí na China, além de encontros com autoridades e empresários chineses.

Na Coreia do Sul, o último compromisso da agenda internacional, o governador vai participar da cerimônia de abertura do Curso na KVC, onde 16 alunos da rede pública estadual do Piauí participarão de intercâmbio educacional. Eles foram vencedores do Sedukhaton, competição de tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Portal O Dia

Facebook