11/10/2024 - Jesika Mayara
Moradores das cidades de Beneditinos, Cristino Castro e Santa Filomena ficaram surpresos com a chuva acompanhada de fortes ventos nesta quinta-feira (10). Em alguns registros feitos pela população de Beneditinos, é possível observar a velocidade do vento, que foi capaz de derrubar árvores pela raiz.
A climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, explicou que essas chuvas são características da pré-estação chuvosa e costumam ocorrer quando a temperatura está bastante elevada.
“As primeiras chuvas que serão observadas agora, características da pré-estação chuvosa, são aquelas chuvas convectivas. Essas chuvas ocorrem em um momento em que a temperatura está bastante alta. Essa temperatura sobe rapidamente, enquanto a fria desce, e, nesse movimento, a umidade residual se transforma em chuva. Além disso, esse movimento também altera os ventos, que podem atingir velocidades entre 60 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h”, destacou.
A umidade que provoca esses temporais é proveniente de sistemas de outros estados do Nordeste, que são atraídos pelo calor.
"Essa umidade vem de frentes, da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa a se manifestar neste período do ano. Historicamente, a ZCAS não se origina dentro do nosso território, mas essas nuvens residuais alcançam o sul do estado e são responsáveis pelas chuvas da pré-estação chuvosa”, explicou Sara.
Ela também acrescentou que, por serem rápidas e violentas, essas chuvas não são capazes de amenizar a seca nem aumentar de forma significativa a umidade.
“Essas chuvas estavam previstas, e havia a expectativa de um esquentamento, mas iam ocorrer no sudeste e sudoeste. Choveu ontem nas duas mesorregiões que mais nos preocupam por conta da seca, mas essas primeiras chuvas não encerram a seca, pois são rápidas, violentas e acompanhadas de muito vento. No dia seguinte, as altas temperaturas retornam, e embora a umidade suba um pouco, ainda permanecerá em níveis extremos”, finalizou a climatologista.
Cidades na Net