Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Barragens atingem o volume máximo e transbordam no Piauí

05/03/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-6abfe67a12b7cc991a.jpg (Foto: Portal V1)
P40G-IMG-6abfe67a12b7cc991a.jpg (Foto: Portal V1)

Os reservatórios das barragens Mesa de Pedra, localizada no município de Valença, e Salinas, na cidade de São Francisco do Piauí, ultrapassaram a capacidade máxima e sangraram nesta terça-feira (4). O Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) monitora a situação das estruturas.

Conforme o órgão, esta é a segunda vez que a barragem de Salinas sangra em 2025. Em janeiro, o reservatório já havia atingido o volume máximo de 387,41 hm³ de água. A estrutura é responsável pela perenização do Rio Salinas e pelo abastecimento da cidade de de São Francisco do Piauí.

Já a barragem Mesa de Pedra, importante meio para a perenização do Rio Sambito e o abastecimento da cidade de São Félix do Piauí, ultrapassou sua capacidade de 65,65 hm³ pela primeira vez no ano. Em 2024, quiosques foram invadidos pela água após a estrutura sangrar devido às fortes chuvas.

O processo de sangria é um evento que ocorre normalmente em barragens para liberar os excedentes de água de forma segura e ordenada. Apesar disso, o Idepi orienta que a população evite usar as áreas de vertedouros como locais para banho por conta da força da água.

 

 

Cidade Verde

Facebook