14/05/2025 - Redação
A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, realizou nesta terça-feira, 13, uma formação de profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e prepara os profissionais para o 18 de Maio – Campanha Faça Bonito – que tem como finalidade chamar atenção e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
18 de Maio ou conhecido também como Maio Laranja é marcado por diversas ações em todo o país e completa 25 anos de mobilização. Dentre o público-alvo estiveram presentes profissionais de educação da rede municipal e estadual, membros do conselho tutelar, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e profissionais de saúde.
A formação foi ministrada pela psicóloga Dra. Flávia Marcelly. Em sua palestra ela orientou o público como agir em casos de percepção de atos que violem os direitos de crianças e adolescentes.
“As crianças necessitam ser protegidas, elas não podem ser coesificadas, e não podem ser colocadas a parte da sociedade”, destacou.
Flávia enfatizou ainda que o processo de mobilização coletiva e de formação/capacitação, tem como objetivo fazer com que toda a rede de proteção às crianças e adolescentes sejam mobilizadas. “Estamos fazendo um processo de formação de protocolos de encaminhamentos para que haja uma compreensão sobre a efetivação de uma denúncia, de uma fala, de uma escuta, de um acolhimento a essas crianças e adolescentes que podem vir a sofrer qualquer tipo de violência”, explicou.
A formação para o secretário de Assistência Social, Teodoro João Simão, o Teodorinho, é de grande importância e possui valiosas orientações e esclarecimentos. Teodorinho elogiou a iniciativa empenhada pelo prefeito Guilherme Macedo.
“Foi uma reunião muito produtiva que deu para esclarecer aos profissionais a maneira mais prática de orientar as crianças e jovens sobre a preparação para que eles possam se defender em caso de algum ato, ameaça o abuso sexual. Estamos nos preparando para o maio laranja, para uma caminhada no dia 22 circulando pelas ruas e com o encerramento aqui na prefeitura do nosso município. Esse trabalho que nós estamos fazendo, temos interesse que expanda dentro do nosso município e de outras cidades”, destacou o secretário.
Por telefone, o prefeito Guilherme declarou à nossa redação que a causa tem uma importância imensurável e deve ser sempre trabalhada em todas as épocas do ano.
“O combate ao abuso sexual deve ser trabalhado em todos os meses. Agora em maio há a intensificação, mas vamos continuar com as frentes de combate para que isso seja extinto de nosso meio. Nossas crianças e adolescentes são nosso futuro e com certeza a criança e adolescente que está bem guardado terá um futuro promissor e toda nossa sociedade ganha”, destacou.
Além de Flávia, estiveram presentes ainda a psicóloga Georgina Soares, a assistente social Liana Barbosa, o secretário de Educação Iomar Barros, dentre outros representantes de órgãos de proteção.
Fonte: Cidades Na Net