Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Uespi oferece auxílio-creche no valor de R$300 para estudantes com filhos

Benefício é destinado a pais e mães com filhos menores de seis anos para apoiar a permanência nos cursos presenciais

13/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-82b04b202289b62309.jpeg (Foto: Uespi)
P40G-IMG-82b04b202289b62309.jpeg (Foto: Uespi)

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu vagas para o auxílio-creche, benefício destinado a estudantes que sejam pais ou mães de crianças menores de seis anos. O programa, fruto da parceria entre o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Governo do Estado e a instituição, prevê repasses mensais de R$ 300 por até dois anos.

O objetivo do auxílio é apoiar a permanência dos estudantes nos cursos presenciais de graduação e tecnológicos, garantindo também os direitos das crianças na primeira infância. A seleção prioriza candidatos em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, conforme critérios do edital.

Podem se inscrever estudantes matriculados presencialmente, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham guarda legal da criança e residam com ela. A criança beneficiária deve ter até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Serão concedidos 100 auxílios, distribuídos entre 12 campi da Uespi. Em Picos, estão disponíveis 7 vagas para o auxílio-creche, que será concedido com prioridade para mães solo, pessoas com deficiência, estudantes com filhos com deficiência e ingressantes por ações afirmativas. Os classificados formarão um cadastro reserva para futuras convocações.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: inscrição online pelo SIGAA, análise socioeconômica, entrevista social (se necessário) e classificação final pela menor renda per capita.

Documentos exigidos incluem RG, CPF, comprovante de matrícula, certidão de nascimento da criança, comprovantes de renda, inscrição no CadÚnico e declaração de guarda e residência. Documentação do cuidador também poderá ser solicitada.

As inscrições vão de 16 de junho a 1º de julho de 2025 e devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no SIGAA, com envio dos documentos digitalizados.

Confira aqui o edital

Facebook