Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Projeto ambiental de Fronteiras é selecionado para Conferência Estadual do Meio Ambiente

01/08/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-317310f98841c40c0b.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-317310f98841c40c0b.jpg (Foto: Divulgação)

O município de Fronteiras, sob a administração do prefeito Eudes Ribeiro, foi selecionado para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto, em Teresina.

A cidade será representada pelo projeto “E-lixo: conexões que poluem, soluções que transformam”, desenvolvido pela Unidade Escolar Municipal de Tempo Integral Hermínio José Ribeiro. A iniciativa se destaca por propor soluções criativas e educativas para o problema do lixo eletrônico, promovendo conscientização ambiental e sustentabilidade com foco na comunidade escolar e seu território.

A CNIJMA é um processo pedagógico promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Voltada a escolas com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a conferência tem como objetivo fortalecer a educação ambiental crítica e participativa nas instituições de ensino, transformando-as em espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Em 2025, o tema da VI CNIJMA será “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, integrando o movimento nacional de preparação para a COP30, que acontecerá em Belém (PA). Podem participar como delegados estudantes de 11 a 14 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental.

A etapa estadual contará com a presença de 100 delegados e seus respectivos professores, totalizando 200 participantes de escolas de todo o Piauí, que irão apresentar projetos voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas por meio da educação.

O prefeito Eudes Ribeiro celebrou a seleção do projeto de Fronteiras e destacou a importância da participação do município no evento.

“É uma honra ver Fronteiras representada em uma conferência tão importante, que trata de um tema urgente para o futuro do planeta. Esse reconhecimento mostra a seriedade do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas nossas escolas e reforça nosso compromisso com a educação de qualidade e com o meio ambiente”, afirmou o gestor.

Com informações do Cidades Na Net

Facebook